Magistrados e magistradas foram agraciados pela Prefeitura de Mariana nesta sexta-feira (27/10) com a entrega da Medalha Pedro Aleixo. A comenda destaca personalidades que contribuíram de forma extraordinária para a “Justiça e a Paz” e é uma homenagem aos valores éticos e morais do primeiro presidente marianense da República do Brasil, Pedro Aleixo.
Entre os homenageados, estiveram a desembagadora Ana Paula Nannetti Caixeta, 3ª vice-presidente do TJMG; os desembargadores Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE-MG; Pedro Aleixo Neto, descendente do ex-presidente da República; Nelson Missias de Morais, que receberá a medalha oportunamente; Alberto Deodato Maia Barreto Neto; Henrique Abi-Ackel Torres; Marcílio Eustáquio Santos, que também receberá a medalha oportunamente; e a juíza da Comarca de Mariana Fernanda Rodrigues Guimarães Andrade, que também receberá posteriormente. (Veja a lista completa de homenageados no fim do texto).
O prefeito Celso Cota Neto, ao saudar os presentes e parabenizar os agraciados, ressaltou que a Medalha traduz o reconhecimento do povo de Mariana às pessoas que se destacaram na aplicação da justiça e na promoção da paz. "Essas duas virtudes andam juntas. Não é possível que a paz seja perene, sem que a justiça se manifeste. Não há verdadeira justiça, se ela não conduzir a paz ", disse.
Medalha
A Medalha Presidente Pedro Aleixo é a maior honraria concedida pela Prefeitura Municipal de Mariana e se divide em três categorias: Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo, Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo e Medalha Presidente Pedro Aleixo. Veja os agraciados com a Medalha em 2023 na Portaria nº 016/2023.
Presidente Pedro Aleixo
Pedro Aleixo nasceu em Mariana em 1901. Advogado, jornalista, professor e figura de destaque na política brasileira, o político foi um dos articuladores, em Minas Gerais, da Revolução Liberal de 1930. Dentre outros, assinou o “Manifesto dos Mineiros” de 1943, em favor da redemocratização do país e um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN).
Líder da maioria na Câmara dos Deputados, durante o Governo Castelo Branco, e Ministro da Educação e Cultura, durante o primeiro semestre de 1966. Foi eleito, indiretamente, vice-presidente da República na chapa do Presidente Costa e Silva e ficou no governo no período de 1967 a 1969.
Em 1969, com a doença do Presidente Costa e Silva, foi impedido pela Junta Militar de assumir a presidência da República. Faleceu em 1975.
A honraria possui três designações: Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo, Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo e Medalha Presidente Pedro Aleixo. Confira os agraciados:
I- Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo:
– Pedro Aleixo Neto (Neto do Pedro Aleixo)
II – Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo:
– Marília Aparecida Campos (Prefeita de Contagem)
– Nelson Missias de Morais (Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG)
– Octavio Augusto de Nigris Boccalini (Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG)
III – Medalha Presidente Pedro Aleixo:
– Airton José dos Santos (Arcebispo da Arquidiocese de Mariana)
– Alberto Deodato Maia Barreto Neto (Desembargador do TJMG)
– Ana Paula Nannetti Caixeta (Desembargadora do TJMG)
– Fernanda Rodrigues Guimarães Andrade (Juíza da segunda vara de Mariana)
– Henrique Abi-Ackel Torres (Desembargador TJMG)
– Marcílio Eustáquio Santos (Desembargador TJMG)
– Márcio José Tupy (Assessor jurídico do TJMG)
*Com informações do TRE-MG e da Prefeitura de Mariana
*Fotos: TRE-MG e Luci Sallum