O salão de festas da Amagis se transformou na noite desta quarta-feira, 28, em um verdadeiro palco para a apresentação do espetáculo “A Estrelinha”, do Grupo Nós de Teatro. Toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida ao Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris), entidade social mantida com o apoio da magistratura mineira.
Magistrados, pensionistas, seus amigos e familiares assistiram à peça, que é um Auto de Natal voltado para crianças e adultos. O espetáculo, que tem direção artística de Ana Amélia Cabral, conta a trajetória de uma estrelinha em um Universo que tende a rejeitar o que é desigual e leva o espectador a fazer reflexões sobre a convivência e a aceitação das diferenças. O vice-presidente de Saúde da Amagis, desembargador Maurício Soares, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, no evento.
A presidente do Nutris e diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes,agradeceu a presença de todos e enalteceu o gesto generoso do Grupo Nós de Teatro, que abraçou o Nutris e se ofereceu voluntariamente para contribuir com o trabalho social desenvolvido pela instituição. “Os integrantes do grupo vivem para alegrar e ajudar o próximo. Essa atitude de grandeza merece nosso mais sincero agradecimento, respeito e admiração”, afirmou a diretora.
No dia 10 de dezembro, o Grupo Nós de Teatro fará uma apresentação gratuita do espetáculo para as crianças atendidas pelo Nutris, às 15h, na sede da instituição.
Nutris
Localizado no Conjunto Mariano de Abreu, no bairro Alto da Boa Vista, na região leste de Belo Horizonte, o Nutris atende a cerca de 100 crianças de famílias de baixa renda, proporcionando a elas saúde, alimentação e atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva.
Além do Nutris, foi criado em 2005 o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que atende a cerca de 80 crianças e adolescentes de seis a 16 anos, em turmas divididas nos turnos da manhã e da tarde. Todas participam de oficinas de dança, teatro, esportes, pintura, artes plásticas e capoeira. Com o trabalho estendido, elas passam a ter mais oportunidades na vida.
Voluntariado
Seis pensionistas trabalham voluntariamente na instituição, cuidando da confecção de uniformes, fantasias para teatro e datas comemorativas, da coordenação de atividades, entre outras funções. O Nutris conta também com 27 funcionárias, entre professoras, faxineiras e coordenadoras, que oferecem parte do seu tempo para dar carinho, amor, atenção e educação às crianças.
O horário de funcionamento é de 7h às 17h, e, durante esse período, as crianças participam das diversas atividades, sempre supervisionadas pelos professores. Além de brinquedos distribuídos por salas de acordo com a faixa etária, há espaços como parquinho e brinquedoteca em uma área de 1.000m². São oferecidas quatro refeições por dia, com exceção dos berçários, que recebem cinco.
Como contribuir
Para colaborar com a instituição, é possível fazer o depósito diretamente na conta do Nutris (Banco do Brasil – Agência: 15865 – Conta corrente: 216089 – CNPJ: 19715697/0001-05) ou, no caso dos magistrados e pensionistas, fazer a solicitação do documento de autorização para desconto em folha de pagamento. O valor da doação é livre. Para mais informações:
Nutris: (31) 3485-6035 - Rua Madre Izabel Tejero, nº 100 - Alto da Boa Vista - BH
Amagis: (31) 3079-3499 (procurar o Departamento Financeiro)