homenagem_exercito2.jpgOs magistrados Jayme Silvestre Corrêa Camargo e Marcos Henrique Caldeira Brant, respectivamente da 2ª Vara Criminal e da 11ª Vara Criminal de Belo Horizonte, e o assessor jurídico da 1ª Vara de Família, Filipe de Miranda Silva, receberam comendas da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM). A cerimônia foi realizada ontem, dia 26 de agosto, no quartel do Exército da 4ª Região Militar, em comemoração ao Dia do Soldado.

As comendas foram entregues pelo general de divisão, José Mário Facioli, comandante da 4ª Região Militar, também agraciado com o Colar Alferes Tiradentes e pelo comendador grão colar Celso Rafael de Oliveira, grão mestre da OCIM.

Os magistrados receberam a Medalha do Mérito Cívico Duque de Caxias. A Medalha do Mérito Cívico Gonçalves Lêdo foi entregue ao assessor jurídico. As comendas são entregues a militares e a personalidades que se destacaram na promoção dos valores e defesa dos ideais dos Inconfidentes em Minas Gerais.

Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira

A OCIM é uma entidade civil, fundada em Belo Horizonte, em 1966. A organização procura preservar princípios nacionalistas e apóia a união entre os povos, visando sua igualdade, liberdade e fraternidade. Atuante na área social e filantrópica do Estado, apóia as organizações de trabalho humanitário, lutando contra o analfabetismo e a erradicação de doenças, aplica cursos profissionalizantes e promove intercâmbios culturais entre países. Colabora com projetos culturais, sociais e assistenciais, governamentais ou não.

A Ordem presta ainda auxílio a orfanatos, creches, hospitais, pessoas necessitadas, famílias carentes e crianças desamparadas. Institui bolsas de estudos para pessoas carentes que desejam ampliar seus conhecimentos profissionais.

Ligados à corporação, encontram-se cidadãos mineiros, tais como funcionários públicos, estudantes, donas de casa e demais cidadãos dotados de caráter humanitário. O atual dirigente é o grão mestre Celso Rafael de Oliveira, eleito pelos membros da entidade.

Fonte: TJMG
Foto: Divulgação