O XV Campeonato Nacional de Tênis da Magistratura, promovido pela AMB e realizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) entre 2 e 5 de dezembro no Complexo de Tênis da Amil, no Recreio dos Bandeirantes (RJ), sagrou-se campeão em matéria de confraternização e organização. Foram, no total, 68 magistrados de diversos estados do país disputando troféus em 13 categorias. O evento encerrou o calendário esportivo da AMB em 2010.

“O torneio foi muito bom, o local é extraordinário. Esses eventos só trazem benefício para os magistrados”, elogiou o juiz André Guimarães (PE), vencedor na categoria 50 anos. O ganhador na categoria 40 anos, João Bataus (SP) fez coro. “Esta é uma oportunidade de reunir juízes do Brasil inteiro numa confraternização saudável”, completou. Campeão em casa, na categoria 40 anos – B, o juiz Alberto Pontes Garcia Junior (RJ) se disse “maravilhado” com a estrutura oferecida. “Eu sou adepto do tênis e fico honrado de jogar onde foi a final dos Jogos Panamericanos. Enfrentei um adversário muito competente, mas consegui fazer meu jogo prevalecer e estou muito satisfeito”.

O juiz Alexandre Renner (RS), vice-campeão na dupla masculina livre com seu irmão Rogério Renner (RS), também foi só elogios. “Gostaria de parabenizar a Amaerj pelo evento, muito bem organizado. Esta é uma oportunidade de trocar ideias, viver a AMB de forma mais tranquila”, resumiu. Outro campeão pelo Rio, o juiz José Jayme Santoro (categoria 60 anos) considerou a organização “fantástica”.

“Esses eventos são fundamentais para todos nós da AMB”, disse o diretor de Tênis da AMB, juiz Arnóbio Araújo, que não perdeu a viagem e disputou na categoria de 40. Por sua vez, o diretor de tênis da Amaerj, Marcus Quaresma Ferraz, destacou o que chama de “peculiaridade” deste torneio. “Os jogadores trazem a família, todos se conhecem, torcem juntos. Essa participação é muito importante para a Amaerj, que ofereceu todo o suporte para que os magistrados do Rio voltem novamente ao topo do ranking”, comentou.

O diretor de Esporte da Amaerj, Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, corroborou as palavras do colega. Para ele, o esporte na AMB é “um dos melhores instrumentos para a união dos juízes”. “Eu não tenho dúvida que esta confraternização reflete no trabalho dos magistrados. Acho que aqui, informalmente, resolvemos problemas difíceis. Sem a formalidade nós podemos conversar com calma, chegando muitas vezes a uma solução mais proveitosa que não chegaríamos em outro lugar”, completa.

Durante a entrega das premiações, o presidente da Amaerj, desembargador Antonio Cesar Siqueira, lembrou que a Associação vive destes eventos de congraçamento. “A gente conhece colegas de outros estados, com realidades diferentes. O importante é trocar ideias, saber o que está acontecendo e o que pode melhorar. Essa é uma experiência muito positiva. Acho que atingimos o objetivo”, comemorou.

Vencedores nas 13 categorias

Simples feminina (livre)
Campeã – Meire Sakata (SP); Vice Luciana Mocco (RJ)
Simples masculina (livre-A)
Campeão Leonardo Labriola (SP); Vice Alessandro de Paula (SP)
Simples Masculina (livre-B)
Campeão Ricardo Motomura (SP); Vice Fábio Soares (RJ)
40 anos (a) – Campeão João Bataus (SP); Vice Marcelo Machado (RJ)
40 anos (b) – Campeão Alberto Pontes (RJ); Vice Venício Paula (SP)
50 anos – Campeão André Guimarães (PE); Vice Venício Paula (SP)
55/60 anos – Campeão Lauro Panichi (RS); Vice Hélio Lima (PR)
65 anos – Campeão Jurandir Sebatião (MG); Vice Gerson Paes (MT)
Duplas masc. (livre) – Campeão Alessandro de Paula (SP) / João
Battaus (SP); Vice – Alexandre Kotlinski (RS) / Rogério Kotlinski (RS)
Dupla masc. 50+ – Campeão Marco Mendonça (PE) / André Guimarães (PE); Vice – Venício Paula (SP) / Gerson Paes (MT)

Fonte: AMB