O juiz Renato César Jardim, presidente do Conselho Editorial da Revista MagisCultura, e o desembargador Rogério Medeiros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) irão participar, na próxima quinta-feira, dia 19 de setembro, às 19h30, do programa Direito e Literatura, da Academia Mineira de Letras, com a palestra “Magistratura e Literatura: a relação e a influência da literatura no exercício da magistratura”.
A conferência irá abordar o vínculo entre literatura e direito, sua aplicação e importância nos tribunais, auxiliando nas decisões judiciais. De acordo com o desembargador Rogério Medeiros “juristas não trabalham com ciência exata. Além dos conhecimentos jurídicos, os operadores do direito – magistrados, inclusive – necessitam acumular cultura geral. Nesse anseio, a literatura é ferramenta indispensável”, afirma.
O juiz Renato César Jardim destaca que os profissionais do direito também têm uma vocação literária, como apresenta a publicação da Amagis, Revista MagisCultura, que reúne textos literários e culturais de magistrados mineiros, entre poemas e contos de ficção. “A literatura e a arte como um todo têm muita importância para a formação do magistrado, tanto quanto sua proximidade com as diferentes realidades sociais”, disse.
SERVIÇO:
Palestra “Magistratura e literatura: a relação e a influência da literatura no exercício da magistratura”, com o juiz Renato Jardim e desembargador Rogério Medeiros
Data: 19 de setembro
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes)
Entrada gratuita