Os juízes Sérgio Luiz Maia, do Juizado Especial de Lavras (MG), e Flávio Schmidt, da Comarca de Muzambinho (MG), participaram da inauguração das novas instalações da Associação Casa Lar de Muzambinho, na região sul de Minas Gerais, no dia 6 de novembro. Os magistrados são apoiadores da instituição, que atende 22 crianças a partir dos seis anos de idade. Na sede da associação, também foi instalado o Bazar Solidário, principal fonte de renda para manutenção da entidade.

casa lar

Foto: Site Muzambinho.com.br

As novas instalações contam com dez cômodos reformados e adaptados para receber as crianças – a maioria delas não tem onde ficar enquanto os pais trabalham. A Casa Lar oferece alimentação e atividades extracurriculares aos atendidos. Com a reforma, o espaço passa também a contar com estrutura, como quartos com camas, para abrigar crianças vítimas de abuso sexual que precisam de um afastamento imediato ou temporário de seus abusadores.

O juiz Flávio Schmidt afirma que as contribuições financeiras por parte da sociedade e o trabalho dos voluntários são de extrema importância para a manutenção do espaço. “O objetivo da Casa Lar é incluir crianças que estão em risco na sociedade. Elas precisam ter suas necessidades básicas atendidas, e o apoio de todos é fundamental”, disse. Segundo o magistrado, Muzambinho tem um dos mais altos índices de abusos sexuais de menores em Minas Gerais. “Muitas dessas crianças são vítimas de famílias que vêm para cá em decorrência da produtividade do café. Até então, não tínhamos um espaço adequado para receber esses menores. Felizmente a sociedade assimilou esse projeto, e hoje estamos reinaugurando a Casa Lar, com uma nova estrutura e uma nova equipe”.

palestra

Foto: Site Muzambinho.com.br

Para o juiz Sérgio Luiz Maia, idealizador dos projetos "Vida Nova" e "Novos Rumos", o abuso sexual infantil é um dos crimes mais pavorosos que existem por conta da vulnerabilidade da criança, que, na maioria das vezes, está sob a responsabilidade do próprio abusador. “O que a gente pode fazer é unir o Poder Público e a sociedade civil para que essa possa ser a voz viva que denuncia esses abusos. Temos uma equipe do TJMG que conta com profissionais de psicologia para acompanhar esses casos. O nosso objetivo é resgatar a cidadania e a autoestima dessas crianças, para que elas não aceitem mais aqueles valores que são colocados em casa”, declarou.

palestra2

Foto: Site Muzambinho.com.br

Após a inauguração das novas dependências, o juiz Sérgio Luiz Maia ministrou a palestra "Propostas e Soluções para Infância e Juventude" na Câmara Municipal de Muzambinho.

A Casa Lar fica na rua Tiradentes, 267, no Centro da cidade. Mais informações: (35) 3571-4084