Em debate com o representante do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância de Minas Gerais (Sinjus-MG), Herbert Carneiro rebateu, uma a uma, as críticas feita pelo sindicato às propostas feitas pela Amagis na LODJ e reagiu, com muita ênfase, à acusação feita por ele, em entrevista à Rádio Inconfidência, na semana passada, com ataques grosseiros e inverídicos à magistratura.
Veja alguns depoimentos abaixo:
Juíza Aldina de Carvalho Soares, diretora de Comunicação da Amagis
"Gostaria de manifestar meu agradecimento e parabenizar o nosso presidente, desembargador Herbert Carneiro, pela maneira firme, coerente, lógica e respaldada juridicamente com que nos defendeu, a nós juízes mineiros, das assertivas inverídicas, deturpadas e caluniosas feitas pelo representante do Sinjus, no debate ocorrido nesta data na rádio Itatiaia.
Merece destaque a maneira pela qual nosso presidente explicou, com segurança e conhecimento, a origem e a permissão dos direitos que foram inseridos no Projeto de Lei, afastando, assim, qualquer dúvida sobre a legalidade e constitucionalidade destes.
Constato ainda, ter sido de suma importância a rapidez com que a manifestação do desembargador Herbert se deu, o que impediu que mais um factóide fosse criado em relação à magistratura, especialmente a de Minas Gerais".
Juiz Rodrigo Rezende – Comarca de Formiga
“Parabéns, presidente Herbert, pelas necessárias palavras em defesa da magistratura, de maneira lúcida, objetiva e segura, o que fez ressoar a verdade para todos os ouvintes. Além disso, soube, com a firmeza que lhe é peculiar, repreender a atitude grave praticada pelo representante do Sinjus contra todos nós juízes, merecendo ser responsabilizado. Chega de inércia, utilizando de vossas palavras. Somos magistrados trabalhadores e vivemos modestamente com o nosso salário. Não há o que temer. Grato por nos representar com tanta disposição e acerto, diuturnamente”.
Juíza Luzia Peixoto - vice-presidente Administrativa da Amagis
“Foram muito positivos os esclarecimentos prestados pelo presidente da Amagis, diante da gravidade dos fatos que foram imputados a toda a magistratura mineira, inclusive, conduta criminosa. A honra de toda a magistratura foi atingida. Foi importante esclarecer os altos salários pagos a determinados servidores, as vantagens auferidas, sendo que muitos escrivães, oficiais e detentores de cargos comissionados ganham mais do que os juízes. O esclarecimento público é necessário para que não paire dúvidas sobre a destinação e a real necessidade dos avanços contidos na LODJ, que garantirá melhores condições de trabalho no gabinete, permitindo a atualização constante do magistrado e colaboradores. As manifestações da forma que foram feitas pelo sindicato, faltando com a verdade, precisam ser rechaçadas, inclusive com a propositura das medidas judiciais necessárias”.
Juiz Wagner Cavalieri – Comarca de Contagem
“O desembargador Herbert Carneiro esclareceu com muita propriedade, transparência e firmeza as alegações de que os juízes estariam visando vantagens com a nova LODJ. Já passou da hora de serem tomadas providências contra pessoas que atacam os magistrados de forma leviana, como tem acontecido. Hoje, qualquer pessoa contrariada sente-se no direito de atacar um juiz. A magistratura mineira está junta com o presidente da Amagis nas medidas que forem tomadas”.
Juiz Magid Nauef Lauar - Comarca de Betim
“Achei que o Herbert foi pontual, argumentando com base em dados objetivos, apontando a legislação pertinente sobre os assuntos abordados e fez uma justificativa sobre os pleitos, de natureza política, mas aplicável à nossa realidade. Entendi ainda que Herbert Carneiro não colocou os juízes contra os funcionários e os convidou ao diálogo, mas, ao mesmo tempo, foi firme no momento que o coordenador chamou os juízes de desonestos. Depois de muitos anos, é a primeira vez que vejo um presidente da Amagis lutar, verdadeiramente, pelos superiores interesses da magistratura e do magistrado mineiro”.
Juiz Pedro Aleixo Neto– Comarca de Belo Horizonte
“Eu apoio e aplaudo o que disse Herbert Carneiro, que está realizando uma grande presidência à frente da Amagis. Além de competente, é sempre acessível aos magistrados e tem conseguido, com esforços próprios, resultados consideráveis”.
Juiz Thiago Gandra – Comarca da Ipatinga
“Ouvi atentamente o debate na rádio Itatiaia e gostaria de deixar consignado, publicamente, os meus parabéns pela atuação séria, firme e intransigente na defesa da magistratura mineira. Quero ainda consignar que me senti profundamente ofendido pelas palavras do representante do Sindicato dos servidores e muito me conforta saber que a Amagis, através de seu departamento jurídico, irá viabilizar aos magistrados mineiros que desejarem, a possibilidade de tomar as medidas judiciais cabíveis. Parabéns! Como disse vossa excelência, sou um juiz de mãos limpas, que ganho o meu sustento com o meu trabalho honesto, vivendo de forma modesta, de modo que não posso admitir acusações levianas, que busquem manchar minha imagem e a dos juízes de Minas”.