Os magistrados mineiros têm mantido a alta produtividade em suas comarcas em meio às mudanças em função do combate ao coronavírus. Segundo a juíza Mônica Barbosa dos Santos, a Comarca de Matias Barbosa tem tido uma produtividade elevada, com um resultado muito bom, já tendo sido lançados até o último dia 15/4, 1.006 despachos e 174 sentenças.

A juíza ainda destaca que os servidores estão trabalhando de modo intercalado, e os cuidados de higienização estão sendo praticados dentro do Fórum. “Essa preocupação não preserva somente os juízes e servidores, mas os jurisdicionados, com uma cautela de preservação partida do Tribunal de Justiça de acautelamento tanto interno quanto também do público externo”, destaca a magistrada. Ela ressalta que a medida é louvável devido ao grande número de pessoas que circulam dentro do
Fórum em dias normais e que a produtividade não tem sido prejudicada.



Juíza Mônica Barbosa dos Santos


O juiz Estevão José Damazo, da 1ª Vara Cível e da Infância e Juventude da Comarca de João Monlevade, disse que os processos da infância estão sendo feitos de forma regular, respeitando os prazos do ECA. “Realizamos audiência no salão do júri, que é amplo, arejado e permite manutenção de distância, além da adoção de cuidados especiais de higiene, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel em respeito a todos os presentes”, explica o juiz sobre a realização de audiência, devido a impossibilidade de ter sido feita via videoconferência.


Juiz Estevão José Damazo em audiência no salão do júri