O ministro Afrânio Vilela, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, ex-presidente da Amagis, participaram como palestrantes da edição 2025 do Fórum de Lisboa. Afrânio Vilela palestrou durante painel realizado nesta sexta-feira (4/7) que debateu ‘Segurança Jurídica: Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico’, enquanto o juiz Luiz Carlos tratou do tema ‘Justiça Restaurativa: meios alternativos de Soluções de conflitos no direito penal’, em debate realizado na quarta-feira (2/7). Confira aqui a programação completa.
Realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, o evento deste ano teve o tema “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.
O Fórum reuniu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), magistrados, acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, para dialogar sobre como o advento da Era Inteligente tem impactado as relações entre Estados, instituições, empresas e povos.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário - FGV Justiça (FGV).