Dez magistrados mineiros participaram do livro Inovações do Código de Processo Civil, lançado pela Editora Del Rey e coordenado pelo juiz Richardson Xavier Brant, da Comarca de Montes Claros. A obra, que tem prefácio do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, reúne artigos jurídicos de diversos operadores do Direito, entre eles os desembargadores Lailson Baeta Neves, Lilian Maciel dos Santos e Fernando de Vasconcelos Lins, os juízes Evandro Cangussu Melo, Famblo Santos Costa, Juliano Carneiro Veiga, Vítor Luís de Almeida, Eduardo Ferreira Costa, e a juíza Bárbara Lívio.
No livro, artigos em diferentes campos jurídicos têm o propósito comum de contribuir para uma revisão de temas relevantes entre as inovações introduzidas pelo Código de Processo Civil de 2015. Para isso, profissionais do Direito atuantes em áreas diferentes e todos com atuação prática específica no Processo Civil. Entre os temas abordados estão: as premissas filosóficas para interpretação do devido processo no Estado Democrático de Direito, a conciliação e a mediação na atual sistemática processual civil, a explicitação do princípio da cooperação no atual CPC, a fundamentação da sentença, a técnica do julgamento estendido, e os recursos no CPC de 2015, entre outros.
Na abertura a obra, o juiz Richardson faz uma dedicatória aos Magistrados Mineiros, onde o autor reconhece “a chama do ideal que nos anima e nos une – um ideal marcado por esforço, dedicação, zelo, e pelo renovado desafio de superação de tantas limitações, – para bem cumprir a árdua e altaneira missão de distribuir Justiça a todos que a procuram”, afirma.
Inovações do Código de Processo Civil está disponível no site da Editora Del Rey. Clique aqui.
A partir de segunda-feira, 8, o livro estará disponível, em formado digital, na Amazon.