Manoel Marques / Agência Minas

O Governo de Minas Gerais homenageou, na manhã desta segunda-feira, 12, magistrados mineiros com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (Medalha JK), durante solenidade realizada na cidade de Diamantina.

Os homenageados foram:

Grande Medalha
Desembargador Herbert José Almeida Carneiro - Presidente do TJMG
Desembargador Francisco Kupidloswki – Desembargador aposentado e Secretário de Estado de Administração Prisional
Desembargador Wagner Wilson Ferreira, 2º Vice-Presidente do TJMG

Medalha de Honra
Desembargadora Maria Aparecida de Oliveira Grossi Andrade
Desembargadora Mônica Libânio Rocha Bretas
Desembargador Alberto Diniz Junior, vice-presidnete Financeiro da Amagis
Desembargador Evandro Lopes da Costa Teixeira
Desembargador Renato Luís Dresch
Desembargador Wanderley Salgado de Paiva
Juiz Marcelo Gonçalves de Paula

A cerimônia de entrega foi presidida pelo governador Fernando Pimentel que destacou o legado do ex-presidente para o Brasil e as gerações que o sucederam. “As insígnias do presidente Juscelino Kubitschek simbolizam as mais caras virtudes da vida pública de nosso estado. Em Minas Gerais, combater pela liberdade, construir a paz social, praticar a democracia e ser republicano são essencialmente os valores que definem a nossa maneira de estar no mundo”, disse Pimentel.

O orador oficial da solenidade foi o prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda, que ressaltou em seu discurso o esforço da administração estadual para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e da situação econômica em Minas Gerais. De acordo com ele, Juscelino Kubitschek é exemplo de patriotismo e inspiração para os governantes e cidadãos brasileiros. Segundo o orador, a medalha “não é apenas uma honraria”, mas também um convite à reflexão sobre os “ideais do homem que se dedicou a mudar os rumos da nação (JK)”.

A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 (há 113 anos). A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país, que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

A lista completa dos homenageados está disponível aqui.

*Com informações da Agência Minas