comendatodestaque.jpg

Os desembargadores Herbert Carneiro, presidente da Amagis, Nelson Missias, ex-presidente da Amagis e vice-presidente de Assuntos Legislativos eleito da AMB, e Joaquim Herculano, presidente do TJMG, receberam, na manhã desta sexta-feira, 29, a Comenda Teófilo Ottoni, concedida pelo Governo de Minas Gerais. O jornalista Orion Teixeira, apresentador do programa Pensamento Jurídico, da Amagis, também foi agraciado.

O vice-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho presidiu a solenidade de entrega da medalha e enalteceu os agraciados e a memória de Teófilo Benedito Ottoni. A trajetória do patrono da Comenda foi destaque no discurso do orador oficial da cerimônia, advogado José Anchieta da Silva, que falou em nome dos homenageados. Ele destacou a honradez, o trabalho sério e o respeito ao próximo como valores defendidos por Teófilo Ottoni, bem como suas lutas e seu jeito destemido e precursor na defesa da liberdade.
comendateofilootoni-site-orion.jpg
Entre as autoridades presentes, estavam o deputado estadual Ivair Nogueira, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires; o deputado federal Gabriel Guimarães; o prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda; o defensor público Eduardo Cyrino Generoso, representando a defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Abritta; secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; entre outras autoridades, familiares e amigos dos homenageados.
Ao todo, 31 personalidades foram agraciadas com a Comenda, que está em sua sétima edição. Criada em 2007, por meio da Lei 16.920, a Comenda Teófilo Ottoni é destinada a homenagear pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.

A entrega da Comenda é feita anualmente, em cerimônia realizada no mês de novembro, mês de nascimento de Teófilo Benedito Ottoni. A cerimônia foi realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, sede do Governo mineiro.
(Foto: Marcelo Albert/TJMG)