Os desembargadores do TJMG Bruno Terra Dias, Moacyr Lobato e José Marcos Vieira, e a juíza Soraya Brasileiro Teixeira tomaram posse nesta quinta-feira, 15/12, como integrantes do Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Também foi empossado o procurador de Justiça do MPMG Antônio de Padova Marchi Júnior. A solenidade foi realizada no Automóvel Clube de Minas Gerais e foi presidida pelo diretor do Instituto, Felipe Martins Pinto. A desembargadora Juliana Campos Horta de Andrade também convidada a integrar o Conselho Superior do IAMG não pôde comparecer à solenidade.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, ressaltou que o Instituto se fortalece ao ter em seu Conselho Superior magistrados íntegros, preparados, éticos, vocacionados e comprometidos com a Justiça.

O desembargador José Marcos Rodrigues Vieira falou da honra que sente em fazer parte do Conselho do IAMG. "Fui membro do IAMG na condição de advogado, e agora retorno como desembargador esperando contribuir muito com a entidade na evolução do Direito em um órgão cultural e profissional, aprimorando as instituições jurídicas. Assim o Direito brasileiro se mantém na culminância das instituições", afirmou o desembargador que agradeceu a distinção em nome dos empossados.

O ex-presidente da Amagis, desembargador Bruno Terra, destacou a iniciativa pioneira do Instituto, em uma alteração estatutária, em admitir em seu Conselho Superior profissionais oriundos de outras carreiras. “Isso significa integração, mútuo reconhecimento e engrandece a instituição, porque abraça profissionais de outras carreiras, e profissionais irmãos”, disse.

A juíza Soraya Brasileiro Teixeira disse que o IAMG é fundamental para que magistrados entendam ainda mais o alcance do seu trabalho na sociedade. "Sou uma privilegiada por agora fazer parte do Conselho Superior do Instituto. Representa um êxito na minha carreira. A importância é muito grande para que o Judiciário funcione cada vez melhor", ressaltou.

Para o desembargador Moacyr Lobato fazer parte do Instituto no Conselho Superior é uma honra que vai além da questão pessoal. Segundo ele, é uma homenagem ao Poder Judiciário de Minas Gerais. “Tivemos aqui a posse de seis novos membros do Conselho Superior. Dos seis escolhidos, quatro são desembargadores e uma é juíza do Tribunal de Justiça. É uma noite de festa, alegria e honra para o Judiciário mineiro”, salientou.

O presidente do IAMG, advogado e professor Felipe Martins Pinto, explicou que o Instituto foi criado em 1915 e desde então só teve advogados como associados. Uma mudança no estatuto, ocorrida em setembro deste ano, permitiu o ingresso de magistrados e de outros operadores do Direito, no Conselho Superior do IAMG. "São profissionais que não atuavam como advogados, mas que sempre tiveram participação ativa no Instituto", afirmou o presidente

 

Durante o evento, o IAMG lançou o livro "Direito Ambiental no Supremo Tribunal Federal", que engloba estudos em homenagem à ministra Carmen Lúcia, além de anunciar os novos advogados associados ao Instituto.