Magistrados de mineiros foram agraciados, nesta terça-feira, 16 de setembro, com a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, a mais alta comenda concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade, realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, marcou também as celebrações dos 190 anos da ALMG e homenageou 226 personalidades e instituições que se destacaram por iniciativas de relevância pública e promoção da cidadania.

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, foi agraciado com o Grande Mérito. Além dele, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens, também estava na lista de homenageados, assim como o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Durval Ângelo Andrade.

O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, afirmou que recebe a honraria como uma homenagem à Corte mineira e ao excelente relacionamento entre as instituições. Segundo ele, a outorga aos membros do TJMG "demonstra que nós, juntos, de mãos entrelaçadas, Executivo, Legislativo e Judiciário, estamos trabalhando para o futuro de Minas Gerais".

"A ALMG é a casa do povo mineiro, tem uma representatividade muito grande nos nossos 853 municípios, e celebrar os 190 anos é também celebrar a democracia", disse o presidente Corrêa Junior.

Foto 1: Guilherme Dardanhan/ALMG - Foto 2: Cecília Pederzoli/TJMG

Pelo TJMG, também receberam a honraria o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, e os desembargadores Luís Eduardo Pifano e Paulo de Tarso Tamburini, com o grau "Mérito Especial"; e o juiz titular da Vara Criminal e de Precatórias Criminais da Comarca de Ubá, Nilo Marques Martins Júnior, agraciado com o grau "Mérito".

Fotos: Guilherme Dardanhan/ALMG

Criada em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo foi concedida nos três graus pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, e por membros do Conselho da Ordem. O orador na solenidade foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Augusto Anastasia.

Primavera

Conforme a ALMG, o tema deste ano da cerimônia de outorga da Ordem do Mérito Legislativo teve como inspiração a primavera, associada à renovação e à esperança. A data escolhida levou em conta a proximidade do aniversário de 35 anos da Constituição do Estado, promulgada no dia 21 de setembro de 1989.

Conhecida como a "Constituição da Primavera", a Lei Maior de Minas é focada na democracia e nos pressupostos de liberdade e igualdade que fundamentam o Estado Democrático de Direito.

Confira aqui a lista completa dos agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo.

*com informações TJMG