Magistrados brasileiros iniciaram na última segunda-feira (1) o Programa Internacional de Treinamento Judicial, na Universidade da Geórgia, em Athens, Estado da Geórgia (EUA) – a mais antiga universidade pública norte-americana. A oportunidade é uma promoção da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, e da Escola da Magistratura de Pernambuco.
O curso aborda os procedimentos judiciais das Côrtes federais e estaduais – com ênfase no Estado da Geórgia – e tem por viés o estudo de aspectos teóricos e práticos de questões cíveis e criminais. Os magistrados passam por oficinas de julgamentos simulados, além de visitas às Côrtes estaduais e federais.
O diretor-adjunto do Trabalho da ENM, Mauricio Drummond, está representando a Escola no intercâmbio. Ele e outros juízes participantes foram recebidos pela ministra Carol Hunstein, com quem puderam tirar várias dúvidas acerca do sistema de apelação à última instância judicial do Estado, conversando, inclusive, sobre temas polêmicos, como a pena de morte.
Os magistrados ainda visitaram o Capitólio (Parlamento Estadual), onde conheceram o funcionamento do Legislativo Estadual. O grupo ainda conhecerá o sistema prisional, com a visita ao Presídio de Gwinmett. O curso, coordenado no Brasil e executado nos EUA pelo desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos (TJ-PE), está em sua 18ª edição e já teve a participação de cerca de 1.000 magistrados vinculados a todos os tribunais do país.
Veja aqui a programação do curso.
Foto: Ascom/AMB
Fonte: AMB