A Amagis realizou neste sábado, 10, o III Torneio de Tiro Esportivo. O evento ocorreu na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 70 participantes, entre juízes, desembargadores, familiares e convidados.
O torneio é uma iniciativa da Comissão Permanente de Segurança da Amagis. Os participantes competiram em provas de tiro de precisão (10 tiros em até 2 minutos); tiro de defesa (8 tiros em movimento – simulação de situação real); e airsoft (respeitada a idade mínima de 12 anos).
No evento houve ainda demonstração e teste de armas, exposição de peças históricas que vão desde a Guerra Civil Americana até a Guerra do Afeganistão e sorteio de carabina de ar comprimido e outros brindes.
Foram premiados os primeiros cinco colocados nas categorias Precisão, Tiro Defensivo, Airsoft e Individual - Convidados. O primeiro lugar da categoria Equipe também foi premiado. (Veja as fotos da premiação no final do texto)
Na categoria Precisão, a 1ª colocada foi Eunice Brum Pereira dos Reis, seguida por Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista, Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça, Sílvio César Rodrigues de Moura e Luís Henrique Leroy Macedo.
Na categoria Tiro Defensivo, o campeão foi Evandro Cangussu, seguido por Luís Henrique Leroy Macedo, Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça, Gustavo Cheik de Figueiredo Teixeira e Carlos Márcio de Souza Macedo.
Na categoria Airsoft, a vencedora foi Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça, seguida por Pedro Pimentel, Thomaz Rangel e Vagner Roberto.
Na categoria Individual – Convidados, o primeiro lugar ficou com Diego Vieira (Polícia Federal), seguido por Rômulo Guimarães (Polícia Civil), Gustavo Barbosa (Polícia Civil), Thiago Brandão (Exército) e Bruno Afonso (Polícia Civil).
A equipe campeã do torneio foi a da Polícia Civil.
O presidente Maurício Soares e o vice-presidente da Comissão de Segurança da Amagis, juiz Eduardo Gomes Reis, homenagearam a delegada-geral e diretora da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, Ana Cláudia Oliveira Perry, o delegado da Polícia Civil Rômulo Guimarães Dias, e o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Defensivo, Sérgio Bitencourt, com a entrega de uma placa pelo apoio ao evento.
Esporte e confraternização
Na abertura do torneio, o presidente da Amagis agradeceu a presença de todos os magistrados e convidados e o suporte das Polícias Civil e Federal, do Exército Brasileiro e das empresas Taurus e CBC para a realização do campeonato. Maurício Soares afirmou que o objetivo principal do torneio é estreitar o relacionamento entre os colegas e incentivar os magistrados a praticar um esporte.
O vice-presidente da Comissão de Segurança da Amagis, juiz Eduardo Gomes Reis, destacou que este é o segundo torneio de tiro promovido pela Amagis na gestão do presidente Maurício Soares. Ele ressaltou que, além de ser uma oportunidade para o magistrado aperfeiçoar as técnicas de defesa pessoal e treinar suas habilidades, o torneio também é um momento de congraçamento.
Para o juiz Taunier Cristian Malheiros Lima, o torneio de tiro da Amagis é a oportunidade que ele encontra de praticar o esporte. “Por isso, a relevância do evento. Aqui, confraternizo com os colegas e tenho a chance de treinar essa modalidade esportiva”, disse.
A juíza Cláudia Macegosso começou a praticar o esporte há cerca de dois meses e pôde testar os conhecimentos já adquiridos nos treinos. “A prática do tiro desportivo trabalha muito a concentração e, apesar de parecer um contrassenso, ajuda também a relaxar e descontrair”, afirmou.
A juíza Andréa Cristina de Miranda Costa afirmou que os magistrados devem valorizar encontros como esse por serem uma forma de estreitar o relacionamento com os colegas. Ela ressaltou que a segurança do magistrado deve ser alvo constante de atenção e parabenizou a Amagis pela organização do evento. “O número de participantes do torneio de tiro vem aumentando a cada edição, e isso mostra que a segurança pessoal ganha cada vez mais relevância. Por isso, parabenizo a Amagis por proporcionar momentos como esse, que incentivam os magistrados a buscar um treinamento adequado para o manuseio da arma de fogo”, disse.
Comissão Permanente de Segurança da Amagis:
Presidente:
Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça
Vice-presidente:
Juiz Eduardo Gomes dos Reis
Membros:
Francisco Batista de Abreu
Átila Andrade de Castro
Secretário:
José Eduardo Vecchi Prates, coordenador do Departamento Jurídico da Amagis
Assessor:
Juliano Araújo
Fotos da premiação: