O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, recebeu na manhã desta quinta-feira, 16, em Mariana, a Medalha do Dia de Minas Gerais. Entre os agraciados com a comenda, também esteve a juíza da Comarca de Ouro Preto, Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva.

medalha

Foto: Manoel Marques/Imprensa/MG

Ao todo, 50 pessoas que se destacaram por promover ações em prol do desenvolvimento regional e nacional receberam a homenagem durante a cerimônia que comemorou o Dia do Estado de Minas Gerais e o aniversário de 319 anos de Mariana, primeira cidade e primeira capital mineira.

O presidente da Amagis afirmou estar honrado com a homenagem. Segundo o desembargador Herbert Carneiro, a medalha retrata as tradições libertárias e democráticas de Minas. “Atribuo esta honraria ao importante papel que o Judiciário sempre teve e tem com a história de nosso Estado. A homenagem é um reconhecimento do trabalho de todos os juízes de Minas para que esse fosse sempre o Estado respeitador dos princípios e das garantias fundamentais previstas na Constituição Federal”, declarou.

medalha 2

A juíza da Comarca de Ouro Preto, Lúcia Magalhães, disse se sentir lisonjeada com o recebimento da medalha. “Como uma nordestina vivendo em Minas há 29 anos, é uma honra receber esta medalha em Mariana. Afinal, a história mineira começou aqui”, afirmou.

medalha 3

A solenidade foi presidida pelo governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Em seu discurso, Pimentel exaltou a importância de Minas no cenário nacional e destacou que o Estado aponta para o futuro. O orador da cerimônia foi o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que também recebeu a comenda.

História

A Constituição Mineira determina que 16 de julho é considerado o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. A solenidade remonta às tradições do Estado. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas. Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João Quinto à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.

Para conferir a lista completa dos agraciados com a medalha, acesse aqui.