Os desembargadores Moacyr Lobato de Campos Filho e Alexandre Victor de Carvalho e a ministra do STJ, Assusete Magalhães receberam nesta segunda-feira, 30, a Medalha do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, comenda oficial da instituição, que anualmente agracia personalidades que se destacaram pessoal e profissionalmente na defesa do Direito. Ao todo, 14 autoridades receberam a Medalha, em homenagem referente aos anos de 2020 e 2021, quando a pandemia impediu a realização do evento.
Desembargador José Afrânio e o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos ao lado dos homenageados
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos participou da solenidade e destacou a justa homenagem recebida por magistrados e juristas de carreiras brilhantes. “São magistrados íntegros que representam muito bem o Judiciário mineiro e recebem, merecidamente, a homenagem no Instituto dos Advogados do Estado”, afirmou.
A ministra do STF Cármen Lúcia Antunes Rocha também foi homenageada, mas não pôde comparecer ao evento. Foram agraciados também o professor Epaminondas Fulgêncio Neto; os procuradores da República Patrick Salgado e Samyra Ribeiro Namem; os delegados Roger Lima de Moura, da Polícia Federal, e Joaquim Francisco Neto e Silva, da Polícia Civil de MG, além dos servidores da Justiça Jaqueline Campos Paulino e Roberto Batista Medina.
A solenidade, conduzida pelo presidente do IAMG, Felipe Martins Pinto, foi realizada no Auditório Vivaldi Moreira, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O evento fez alusão aos 107 anos do IAMG, aos 200 anos da Independência do Brasil e homenageou também aos deputados estaduais Roberto Andrade e Doorgal Andrada e ao deputado federal Lafayette Andrada.
Em nome dos homenageados com a Medalha, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho falou da honra em receber a distinta comenda oficial, falou da história de criação do Instituto, que “foi a primeira instituição a congregar os profissionais das carreiras jurídicas no Estado e uma das raras instituições centenárias de Minas Gerais e do País. Esta noite se tornará inesquecível para todos nós, homenageados, por recebermos deste instituto renomado a Comenda Oficial", disse o desembargador.