Magistrados mineiros foram homenageados, no dia 10 de novembro, na segunda edição da Comenda da Liberdade e Cidadania. Entre os agraciados estavam o desembargador Almeida Melo, 1º vice-presidente do TJMG, e os juízes Bruno Terra, presidente da Amagis, e Hélio Martins Costa, da Comarca de São João del Rei.
A solenidade foi realizada na Fazenda do Pombal, em Ritápolis, região do Campo das Vertentes.
A comenda foi instituída por meio de um decreto conjunto (06/09/2011) assinado pelos prefeitos de Ritápolis, São João del Rei e Tiradentes e é entregue a personalidades do mundo político, cultural, ambiental e econômico, em comemoração ao nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o“Tiradentes”, em 12 de novembro de 1746.
O objetivo é condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à liberdade, à cidadania, à responsabilidade social, à cultura, à preservação ecológica e ambiental, à história e ao civismo, contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico, turístico e cultural da Região do rio das Mortes em Minas Gerais e engrandecendo o Estado de Minas Gerais e o país.