A Defensoria Pública de Minas Gerais homenageou nesta quinta-feira, 12, com a Medalha do Mérito da DPMG 2016, diversas autoridades que contribuíram para o engrandecimento da Instituição ou atuaram efetivamente na causa dos cidadãos vulneráveis. Entre os agraciados, estavam os desembargadores Pedro Aleixo Neto e Wilson Benevides; e o ministro do STJ, Sebastião Alves dos Reis Júnior.
A solenidade foi aberta pela defensora pública-Geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, que falou sobre a honra em receber os convidados e agraciar as autoridades. Ela agradeceu a todos os presentes pela contribuição que sempre deram ao trabalho da Defensoria. “Ninguém conquista nada sozinho. E por isso quero agradecer a todos os presentes e a toda a equipe da Defensoria”, disse. A defensora citou a música de Almir Sater, Tocando em Frente, e destacou a importância da humildade para ouvir e manter, nesse gesto, o aprendizado. Christiane Procópio falou sobre o início da Defensoria Pública e dos principais desafios da instituição.
Em seguida, o ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior falou em nome dos homenageados e agradeceu pela honraria que, segundo ele, muito orgulha os agraciados que tiveram seu esforço reconhecido por uma instituição como a Defensoria Pública. Ainda em seu discurso, o ministro ressaltou a importância da instituição em todos os Estados e na União, reiterando a necessidade de que os poderes públicos se esforcem no sentido de aparelhar melhor a Defensoria para que ela possa exercer com plenitude suas funções constitucionais.
O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, um dos homenageados, não pôde comparecer e enviou um vídeo que foi apresentado durante o evento agradecendo a honraria e falando sobre a importância da Defensoria, sobretudo a de Minas Gerais, para todo o andamento do Poder Judiciário.
A entrega da honraria fez parte das comemorações dos 40 anos da DPMG, comemorados neste ano de 2016.
Entre as autoridades que participaram do evento estavam o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; o 2° vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Lafayette Andrada; secretário da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira; corregedor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Paulo Roberto Moreira Cançado; conselheiro e vice-presidente do TCE de Minas Gerais, Cláudio Couto Terrão, representando o presidente conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro; corregedor do TJMMG, cel. Sócrates Edgar dos Anjos, representando o presidenteFernando Antônio Nogueira Galvão; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais,Marcos Cyrino Generoso.