A Câmara Municipal de Montes Claros prestou homenagem à Magistratura mineira nesta quinta-feira, 6/5, quando outorgou Título de Cidadão Honorário ao ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Amagis, desembargador Nelson Missias, e aos juízes Antônio de Souza Rosa e Vitor Luís de Almeida, ambos da Comarca de Montes Claros.





O juiz Richardson Xavier Brant se pronunciou em nome dos juízes de Montes Claros para falar de cada um dos homenageados.  

O presidente da Amagis agradeceu o reconhecimento que a Câmara de Montes Claros faz a estes três magistrados e seres humanos especiais. “Lembrando de Otto Lara Resende, dizia que o jurista quando é só um jurista, é uma triste figura. Antônio Rosa, Vitor de Almeida e Nelson Missias são daquelas figuras que Otto Lara reverenciaria sempre, porque são muito mais que juristas”, disse o juiz Luiz Carlos, lembrando da trajetória de Paulo de Tarso que em sua peregrinação invocava sua cidadania romana para se proteger diante das dificuldades. “A cidadania honorária é um instituto que nasceu desta origem de proteção e, hoje, Montes Claros entrega essa benção de proteção a Nelson Missias, Vitor de Almeida e Antônio Rosa”, destacou.



O deputado estadual Gil Pereira, natural de Montes Claros, afirmou que é uma honra para a cidade pode contar com esses três novos cidadãos, que dignificam a Magistratura. “A Câmara de Montes Claros está de parabéns por realizar essa justa homenagem”, afirmou o parlamentar.

As honrarias foram de iniciativa dos vereadores Igor Dias (PSL), Valdecy Contador (Cidadania) e do ex-vereador Cláudio Prates. 


Reconhecimento

Em seu discurso de agradecimento, o desembargador Nelson Missias destacou a gratidão. “Toda e qualquer homenagem que recebo ou que eventualmente venha receber acredito ser em razão do legado da nossa gestão compartilhada no Tribunal de Justiça e se estende a todos que nos ajudaram a fazer uma gestão estruturante, moderna, integrada, pacifica e respeitada. O respeito a uma instituição está diretamente ligado ao comportamento de cada um de seus membros. O nosso caminhar sempre foi correto, republicano, democrático.
Sou grato ao povo de Montes Claros e aos seus representantes, os vereadores por esta homenagem. A gratidão é um traço do caráter e da dignidade das pessoas. Não conheço um só homem digno que tenha praticada a ingratidão e deslealdade. O edifício do Fórum que deliberamos e viabilizamos aqui em Montes Claros, que está com a construção avançada, atende aos juízes, servidores, aqueles que aqui militam na comarca e os jurisdicionados, que já estavam a merecer esse olhar, assim como fizemos em dezenas de comarcas de Minas Gerais. Aliás, muitas dessas obras inauguradas na nossa gestão e inúmeras outras sendo inauguradas na atual gestão e, também, serão na futura gestão. Me sinto realizado por esse legado da nossa gestão.”, afirmou o desembargador Nelson Missias. 

O juiz Vitor Luís de Almeida destacou que a honraria entregue é uma homenagem à Justiça. “Tento devolver para a cidade tudo aquilo que me foi proporcionado: aqui fui acolhido e aqui construí minhas raízes profissionais e familiar”, disse.

O juiz Antônio Rosa disse que a homenagem é de grande júbilo para a Comarca, onde sempre foram respeitados pelo Legislativo e Executivo municipais, “pois nunca fomos pressionados a tomar determinada decisão. Uma vez que também possuímos um corpo de profissionais sérios, honrosos e competente”, afirmou.

A sessão de homenagem foi bastante prestigiada com a presença de magistrados de diversas regiões do Estado.

Assista abaixo ao vídeo da solenidade. 



 

*Com informações da Câmara Municipal de Montes Claros