A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira e a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto homenagearam dez magistrados mineiros, em solenidade realizada no dia 15 de novembro, na cidade de Ouro Preto.

O desembargador Jayme Silvestre Camargo recebeu o Colar Marechal Deodoro da Fonseca. Foram agraciados com o Colar Alferes Tiradentes os desembargadores Adilson Lamounier, Evandro Lopes da Costa Teixeira, José do Carmo Veiga de Oliveira, Reinaldo Portanova, Rogério Medeiros Garcia de Lima e Wanderley Salgado de Paiva; e os juízes Michel Curi e Ronaldo Vasquez. Já o desembargador Newton Teixeira de Carvalho foi homenageado com a Medalha da Liberdade.

A solenidade foi realizada no Teatro Municipal Casa da Ópera.

As honrarias foram entregues a diversas autoridades e instituições. A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem sede em Belo Horizonte. Foi fundada por comendadores da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, Ordem Espanhola surgida em 1246. Seu objetivo é o estudo e a exaltação dos efeitos dos inconfidentes, em especial seu mártir, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, além da valorização dos sentimentos de liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos, apoio à cultura e às campanhas, oficiais ou não, de combate à fome e à miséria.