O desastre ambiental que ficou conhecido mundialmente, com o rompimento da barragem de rejeitos de minério do Fundão, em 2015, e a recuperação econômica de Mariana, incluindo a reconstrução do distrito de Bento Rodrigues, foram o centro dos discursos nesta quinta-feira, dia 16, no Dia do Estado de Minas Gerais.

Mariana completa hoje 323 anos e há 40 anos, nesta data, homenageia tradicionalmente personalidades que contribuem para o desenvolvimento local e do País, com a concessão da Medalha Dia de Minas. O governador do Estado, Romeu Zema, desembargadores e juízes, receberam a comenda das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais. Demais personalidades foram agraciadas pelo prefeito de Mariana, Duarte Jr.

noticia-medalha-dia-de-Minas11.jpg
Pelo TJMG, receberam a comenda os desembargadores Alberto Henrique Costa de Oliveira, Júlio César Lorens, Carlos Roberto de Faria, Sérgio André da Fonseca Xavier, Genil Anacleto, Maurício Pinto Ferreira e Mônica Libânio Rocha Bretas. Serão também agraciados pelo TJMG os juízes auxiliares da presidência Luiz Carlos Rezende Santos e Rosimere das Graças do Couto, além do responsável pela Diretoria-Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, Marcelo Junqueira dos Santos. Recebe também a homenagem o juiz da Fazenda Pública e Autarquias Estaduais da Comarca de Juiz de Fora, Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães.

Esforço para recuperação

Duarte Jr. abriu seu discurso pedindo a cada marianense que saudasse o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, com uma salva de palmas, por tudo que ele fez nos momentos mais difíceis, desde o desastre ambiental no município.  “Momentos em que cheguei a acreditar que não teríamos um futuro e a porta de seu gabinete esteve aberta para que a gente buscasse soluções. O senhor sabe bem o que digo”, ressaltou Duarte Jr.

 

noticia-medalha-dia-de-Minas2.jpg
Governador de Minas, Romeu Zema assina decreto criando o Comitê Gestor do Rio Doce

A barragem do Fundão, operada pela Samarco, se rompeu totalmente matando 19 pessoas e deixando centenas de desabrigados, com grande impacto para a economia de Mariana. O prefeito agradeceu o governador Romeu Zema, por se reunir com a Fundação Renova, intervindo positivamente em favor de Mariana.

O governador de Minas, Romeu Zema, disse que irá “adiantar recursos devidos a Mariana e não repassados pelo Estado”. Ele assinou, no evento, o decreto instituindo o Comitê Gestor do Rio Doce e assegurou que neste comitê os afetados terão participação garantida.

O comitê, disse o governador Zema, terá o objetivo de tirar do papel, cobrar e apresentar soluções rápidas de reparação e compensação.

noticia1-projeto-bento-rodrigues-16.07.19.jpg
Governador de Minas, presidente do TJMG e prefeito de Mariana, além de técnicos e comunidade conferem maquete do novo Bento Rodrigues

Logo após, prefeito, governador e o presidente do TJMG visitaram a área onde será construído o novo distrito de Bento Rodrigues e conferiram a maquete com as novas moradias projetadas .  

A cerimônia

A entrega da Medalha Dia de Minas foi feita na Praça Cláudio Manoel, logo após missa solene em louvor à Padroeira Nossa Senhora do Carmo, no Santuário do Carmo. Antes da solenidade, houve exibição do Coral Tom Maior e da banda Padre Viegas e União XV de Novembro Sociedade Musical.

Abrindo os discursos, o senador Carlos Vianna lembrou o sofrimento dos mineiros com o rompimento da barragem de rejeitos que provocou o maior desastre ambiental do País. Segundo Vianna, que é o relator da CPI  que investigou os desastres de Mariana e Brumadinho, os relatórios já foram entregues, pedindo a condenação de 14 pessoas e duas empresas.

Banda mirim toca em cidade histórica, com casas atrás e ao lado
Banda XV de Novembro na Praça Cláudio Manoel

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG