Sete desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) receberam na última sexta-feira, 26 de outubro, a medalha Santos Dumont, concedida pelo governo de Minas Gerais. A honraria é um reconhecimento a personalidades, autoridades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso de Minas Gerais e do país. O presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, esteve presente no evento.
Entre os 123 homenageados estavam o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), agraciado com a medalha na categoria ouro. A medalha no grau prata foi entregue ao corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage. Também receberam a medalha nessa categoria os desembargadores Antônio Armando dos Anjos, Caetano Levi Lopes e Edgard Penna Amorim. No grau bronze, a condecoração foi concedida aos juízes Cássio Azevedo Fontenelle e Renato César Jardim. Além dos magistrados, também receberam a medalha personalidades, empresários, políticos, militares, professores e artistas.
A comenda foi criada em 1956 para comemorar o cinquentenário do primeiro voo do 14-bis, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Santos Dumont. O voo foi realizado em Paris, na França.
O governador Antonio Anastasia presidiu a cerimônia. O orador oficial do evento foi o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques. A solenidade foi realizada na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, onde nasceu o inventor, considerado o pai da aviação. Durante o seu pronunciamento, o governador reafirmou o compromisso de Minas Gerais com a liberdade soberana do povo brasileiro, “que só o saber, o domínio da tecnologia, a solidariedade, o trabalho, o desenvolvimento e a força podem assegurar”.
Fonte: TJMG
Foto: Marcelo Albert