sl2.jpg

São Lourenço - Magistrados mineiros foram homenageados com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, em sua 4ª edição (2014. A solenidade foi realizada neste domingo (23), na Praça João Lage, em Frente ao Parque das Águas, desta cidade do Sul de Minas e foi presidida pelo governador Antonio Anastasia. O vice-governador Alberto Pinto Coelho foi o orador oficial.

Foram agraciados os desembargadores Aluízio Quintão (aposentado), Antônio Carlos Cruvinel, Evandro Lopes da Costa Teixeira, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, Mauro Soares de Freitas (aposentado), Newton Teixeira Carvalho e Rogério Medeiros Garcia de Lima, o juiz Célio Marcelino da Silva e as juízas Cecília Natsuko Miahira Goya, Fabiana da Cunha Pasqua e Rosimere das Graças do Couto.

A comenda foi idealizada pela ensaísta e escritora Ivanise Junqueira com a proposta de homenagear o Dia Mundial da Água e aqueles cidadãos que se destacaram com ações em prol da disseminação, do incentivo, do apoio e da divulgação das atividades relacionadas ao turismo e à preservação ecológica e ambiental. O chanceler da comenda é o diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz.

O evento encerrou as comemorações, ocorridas durante toda a semana, pelo Dia Mundial da Água. Conhecida nacionalmente por seu Parque das Águas, que abriga fontes de água gasosa, sulfurosa, alcalina, ferruginosa, magnesiana, entre outras, São Lourenço se destaca por ser uma das mais aprazíveis cidades turísticas do país.

No ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais encaminhou, oficialmente, ao Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, o pedido de tombamento do Parque das Águas da cidade, com a justificativa de que “O Parque da Águas de São Lourenço seja alvo de proteção por tombamento em função de seu relevante valor cultural para o município e o Estado”.

Entre os agraciados deste ano, estão os jornalistas Artur Xexéo (Globo e CBN), Ricardo Carlini (TV Alterosa), Rogério Tavares (Ascom/Fiat) e Orion Teixeira (apresentador do Pensamento Jurídico); o cônsul de Portugal em Minas Gerais, André Bandeira; o artista plástico Carlos Bracher; o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, o escritor José Mauro da Costa; entre outras personalidades. O evento contou com vasta programação cultural, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e do grupo Valores de Minas (foto), entre outros.

sl1.jpg