O governo de Minas homenageou ontem, 26, com a Medalha Santos Dumont 2009, 165 personalidades que se destacaram no desenvolvimento da aviação e do Brasil. Entre os agraciados estavam o ministro do STJ, João Otávio de Noronha; os desembargadores do TJMG Antônio de Pádua Oliveira; Electra Maria de Almeida Benevides; Maria Beatriz Madureira Pinheiro Costa Caires; e Mauro Soares de Freitas; e o juiz Ronaldo Ribas da Cruz, da comarca de São Lourenço. Também foram homenageados o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Marlan de Morais Marinho; o juiz Fernando Augusto Ribeiro, do Rio de Janeiro; a desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e o desembargador do TJBA Sinésio Cabral Filho.

A cerimônia de entrega foi realizada na Fazenda Cabangu, onde nasceu o aviador, e foi presidida pelo vice-governador de Minas Antônio Anastasia. Em seu discurso, Anastasia destacou que Santos Dumont tem sido ao longo dos últimos anos grande exemplo para os mineiros e brasileiros. O orador oficial da solendiade foi o embaixador Affonso Arinos de Mello Franco Filho, membro da Academia Brasileira de Letras.


A Medalha Santos Dumont, concedida pelo Governo de Minas, foi criada pela Lei 1.493, de 16 de outubro de 1956, para comemorar a realização do primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont.


Clique aqui para ver a lista dos agraciados com a Medalha Santos Dumont 2009.

* Com informações no Minas On-line.