O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, recebeu na manhã desta segunda-feira, 16, em Mariana, a Medalha do Dia de Minas Gerais. Entre os 52 agraciados com a comenda, estavam também o presidente da AMB, juiz Jayme de Oliveira, e nove magistrados do TJMG. São eles: os desembargadores Álvares Cabral da Silva, Alberto Diniz Junior, Paulo Calmon Nogueira da Gama, Marcos Lincoln dos Santos, Octavio Augusto De Nigris Boccalini, Pedro Coelho Vergara e Eduardo Machado Costa, e os juízes Guilherme Sadi e Valéria da Silva Rodrigues.

Medalha

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, participou da solenidade, ao lado secretário de Cultura do Estado, Angelo Oswaldo, que representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

Ao todo, 52 pessoas que se destacaram por promover ações em prol do desenvolvimento regional e nacional receberam a homenagem durante a cerimônia que comemorou o Dia do Estado de Minas Gerais e o aniversário de 322 anos de Mariana, primeira cidade e primeira capital mineira.

Medalha

Medalha

Medalha

Medalha

História

A Constituição Mineira determina que 16 de julho é considerado o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. A solenidade remonta às tradições do Estado. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas.

Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João Quinto à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.

Para conferir a lista completa dos agraciados, clique aqui.