A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Yeda Monteiro Athias e o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima foram homenageados na noite desta quinta-feira, 5, com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. A solenidade, realizada na Câmara Municipal, foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães, autor das indicações das homenagens. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou da cerimônia.

título

O vereador Joel Moreira saudou os homenageados em nome da Câmara Municipal e afirmou que é uma honra para todos os belo-horizontinos ganhar dois conterrâneos tão ilustres. O parlamentar destacou que o ministro e a desembargadora são notáveis representantes da magistratura, que tanto dignificam o nome de Minas Gerais em todo o Brasil.

título2

O ministro homenageado e orador da cerimônia agradeceu, também em nome de Yeda Monteiro Athias, a honrosa outorga do título. Em seu discurso, Arnaldo Esteves Lima ressaltou que a homenagem concedida pela Câmara Municipal à desembargadora se legitimou por sua densa folha de serviços prestados à comunidade mineira. “Com dedicação e inteligência, a magistrada galgou sua carreira na magistratura. É por toda a sua trajetória que tenho a certeza de que ela dignificará essa homenagem”, disse.

título3

O ministro também agradeceu a presença de seus familiares, amigos e colegas de profissão e afirmou que, apesar de ter atuado em outras capitais do país, jamais perdeu o vínculo afetivo com Belo Horizonte, onde nasceram sua esposa e seu filho e onde até hoje mantém residência. “Recebo este título com muito apreço e gratidão. De tudo farei para honrar tamanha confiança depositada em mim e para ajudar a tornar Belo Horizonte uma cidade ainda mais fraterna, solidária e progressista”, declarou.

título4

Além do presidente da Amagis, diversas autoridades participaram da cerimônia, entre elas, o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; o subprocurador-geral da República, José Carlos Pimenta; o corregedor-geral do TJMG, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho; o coordenador da Infância e da Juventude e superintendente da Coinj, desembargador Wagner Wilson Ferreira; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), juiz Magid Nauef Láuar; o presidente da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg), juiz federal Ricardo Machado Rabelo; a defensora pública Maria Valéria Valle; o deputado federal Mauro Lopes, além de diversos magistrados. A Orquestra Jovem da Coinj apresentou-se no evento.

Carreiras jurídicas

A desembargadora Yeda Monteiro Athias nasceu em Belém (PA) e ingressou na magistratura mineira em 1992. Foi juíza nas comarcas de Alpinópolis, São Francisco, Uberlândia e Belo Horizonte. Exerceu a função de conciliadora-orientadora dos Juizados de Conciliação em Uberlândia e Belo Horizonte. A magistrada, que é mestre em Direito das Relações Econômico-Empresarias (Universidade de Franca – SP) e especialista em Direito Processual Civil (PUC Minas), tem vários trabalhos acadêmicos publicados. Em 2015, foi promovida a desembargadora do TJMG.Veja aqui o currículo completo.

O ministro aposentado Arnaldo Esteves Lima nasceu no município de Novo Cruzeiro, na região mineira do Vale do Jequitinhonha, e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1972. Entre 1976 e 1979, exerceu a função de defensor público e promotor substituto no Ministério Público do Distrito Federal. Em 1979, ingressou na magistratura como juiz substituto no Distrito Federal, deixando o cargo para atuar como juiz federal no Paraná e em Minas Gerais. Também foi membro do Tribunal Regional Federal da 2ª Região entre 1989 e 2004, onde exerceu a presidência entre 2001 e 2003. Em 2004, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça, cargo que ocupou até se aposentar, em junho de 2014.Veja aqui o currículo completo.