homenagem araxa.jpgA Câmara Municipal de Araxá prestou homenagem a dois magistrados mineiros, como parte das comemorações do aniversário de 143 anos do município, no dia 19 de dezembro. O desembargador do TJMG, Nepomuceno Silva, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Amagis, e o juiz Renato Zouain Zupo, da comarca de Araxá, receberam o título de Cidadão Horonário da cidade. A indicação foi dos vereadores Agno Rosa de Castro e José Cincinato de Ávila. O juiz de Araxá recebeu também a Medalha Dom José Gaspar.

Para o desembargador Nepomuceno a homenagem é um reconhecimento a todo o Poder Judiciário. “Essa homenagem é, na minha pessoa, outorgada ao Poder Judiciário como um todo. O que fazemos, debalde o exercício do mister, acaba sendo reconhecido por comunidades a que servimos. O Judiciário, o Legislativo e o Executivo são Poderes da República com exercício simultâneo e harmônico. Daí que o Legislativo do município de Araxá, bem como o Executivo, reconheceu no Judiciário a eficácia de um trabalho feito a bem da população. Agradeço o Legislativo de Araxá, na pessoa do vereador Agno Rosa de Castro, e o Executivo na pessoa do Dr. Antônio Leonardo Lemos de Oliveira”, afirmou o desembargador, que já proferiu várias palestras e cursos em Araxá.

Para o juiz Renato Zupo, a homenagem também é extensiva ao Judiciário mineiro.
“É uma extrema honraria ser considerado cidadão de um povo tão hospitaleiro e trabalhador como é o povo araxaense. Todo o Poder Judiciário deve se sentir homenageado diante do título concedido a um de seus humildes representantes. De nossa parte, pretendemos continuar representando a magistratura mineira sem perder de vista o enorme carinho que nutrimos por nossa nova terra”, disse o magistrado, que atua em Araxá há quatro anos.

O desembargador Nepomuceno proferiu discurso em nome dos homenageados e relatou a historia de Araxá.

A solenidade foi realizada no Salão do Hotel Pousada Dona Bêja, no centro de Araxá, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a vice-presidente de Interior da Amagis, juíza Maria Luiza Santana Assunção, que representou o presidente Nelson Missias de Morais; o vice-presidente do TRE-MG e vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador Baía Borges, representando o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende; a secretária da Associação, juíza Aldina Carvalho Soares, da comarca de Araguari; juiz Renato César Jardim, que representou o corregedor-geral de Justiça de Minas, desembargador Célio César Paduani; o juiz aposentado Paulo Miro, além de familiares e amigos dos homenageados.