renatacldeira1.jpg
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, foi agraciado ontem, 16 de julho, com a Medalha do Dia de Minas, em solenidade realizada na cidade de Mariana. Foram homenageados também os desembargadores Geraldo Augusto de Almeida e Paulo de Carvalho Balbino e os juízes Pedro Câmara Raposo Lopes e Frederico Esteves Duarte Gonçalves, da comarca de Mariana, e Auro Aparecido Maia de Andrade, de São João del-Rei.

Todo ano, na data do aniversário de Mariana, a capital do Estado é transferida para o município, que também recebe a instalação do Governo estadual. As celebrações do Dia de Minas tiveram início na igreja Nossa Senhora do Carmo, quando os sinos da paróquia badalaram durante dez minutos.

A cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas foi presidida pelo governador Alberto Pinto Coelho, que assinou decreto transferindo, simbolicamente, a capital do Estado para Mariana. Durante o evento, foram homenageadas 50 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
renatacaldeira-diademinas.jpg
História
A Constituição do Estado determina que 16 de julho seja considerado o Dia de Minas. A semana em que recai essa data fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.

A celebração da data possui motivos históricos. Mariana foi o primeiro núcleo politicamente organizado do Estado, sendo a primeira capital. O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto.

Fonte: TJMG