Em nome da diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima, os recuperandos prestaram uma homenagem a pessoas que contribuíram para construir a instituição. A solenidade ocorreu hoje, 30 de junho, na sede da Apac de Nova Lima, durante as comemorações do 7º aniversário da unidade. Dez magistrados foram homenageados.

A Apac de Nova Lima ainda fez uma homenagem especial ao desembargador Gudesteu Biber Sampaio. O Centro de Recuperação Social da instituição levará o nome do desembargador como reconhecimento pela implantação do Projeto Novos Rumos durante sua presidência no Tribunal. O juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo, e o coordenador do Projeto Novos Rumos, desembargador Joaquim Alves de Andrade, também foram homenageados com placas entregues pelos recuperandos.

O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, Vice-presidente de Saúde da Amagis e coordenador executivo do Projeto Novos Rumos, ressaltou a importância do sistema Apac. “Quando um magistrado recebe uma homenagem como essa, ele representa o Judiciário como um todo. E isso demonstra que estamos no caminho certo, no sentido de que a Apac é o método alternativo no cumprimento das penas restritivas de liberdade”, afirmou.

A Apac Nova Lima completa sete anos e, nesse período, o que mais marcou a instituição foram as mudanças percebidas naqueles que estiveram na casa de recuperação, como observa o juiz Juarez Morais. “Todos sabemos que, no Brasil, o índice de reincidência é de 85% da massa carcerária. Aqui na Apac, em sete anos, nós não atingimos 6 % desses índices. Esses números devem cair ao longo do tempo, porque percebemos que são erros que foram cometidos e podem ser consertados”, disse.

Os magistrados homenageados com o diploma de amigo benemérito da Apac de Nova Lima foram os desembargadores Cláudio Costa, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gudesteu Biber Sampaio, Bady Curi, Joaquim Alves de Andrade, Jane Silva, Márcia Milanez, Herbert Carneiro e Sérgio Resende, e os juízes Luiz Carlos Rezende e Santos e Paulo Antônio de Carvalho.

apac.jpg

apac1.jpg

apac2.jpgapac3.jpg
apac4.jpg