A diretora de Relações Institucionais da Amagis, juíza Fabiana Pasqua, representou o presidente da Associação, Juiz Bruno Terra, nas comemorações do Dia de Minas, realizadas anualmente no dia 16 de julho, quando a capital do Estado é transferida para Mariana, na região Central, data que coincide com a fundação da cidade, primeira vila e capital mineira, que completou 315 anos.
Como parte das comemorações foi entregue a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais a 50 representantes da sociedade civil e poder público, que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Entre os agraciados estavam os desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Ejef, Wander Paulo Marotta Moreira, e a desembargadora Maria das Graças Silva Albergaria dos Santos Costa (que não compareceu).
O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, foi o orador oficial da cerimônia. Em seu discurso fez um convite à reflexão da história política e formação da cultura mineira. O governador do Estado, Antonio Anastasia, lembrou a história do povo que em Mariana se instalou e lutou para construir Minas Gerais, destacando momentos da história de nosso Estado.