Em meio às comemorações da fundação de Mariana, primeira cidade e também primeira capital de Minas, que completou 316 anos nesta segunda-feira (16), o governo do Estado celebrou o “Dia de Minas”, transferindo simbolicamente a capital dos mineiros para a cidade histórica.
Durante a celebração, personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, entre elas o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, e o desembargador Brandão Teixeira, foram agraciados com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.
Natural de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de BH, o ministro Reis de Paula, orador oficial da cerimônia, disse que a data promove o encontro da Minas de hoje com a Minas de ontem, cujo compromisso com a liberdade faz do Estado indispensável para a estabilidade das instituições e desenvolvimento da nação. O ministro saudou ainda o governador Antonio Anastasia, colega de magistério na Faculdade de Direito da UFMG, quem, para ele, sabe melhor do que ninguém a importância deste encontro da Minas de ontem e de hoje.
O governador Anastasia disse que, no retorno aos arraiais, os mineiros encontram sua memória efetiva como povo, sendo negociadores por natureza e experiência, buscando com cautela o pleito comum de homens e mulheres, como o desenvolvimento pleno e seguro da economia, aliada à divisão mais justa dos bens vindos do trabalho comum.