O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou na tarde desta quinta-feira, 11, de evento no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para entrega da Medalha de Mérito Acadêmico Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira” ao desembargador Edgard Penna Amorim, que foi presidente do TRE-MG de 24 de junho de 2017 a 21 de junho de 2018.
Na mesma ocasião, foi feita a aposição de foto do desembargador homenageado na Galeria de Presidentes do TRE-MG e a aposição simbólica da foto do juiz Luís Fernando de Oliveira Benfatti, na Galeria de Diretores da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais.
O presidente do TRE-MG, desembargador Pedro Bernardes, lembrou dos trabalhos dos homenageados pela boa condução da Justiça Eleitoral. Segundo o magistrado, “todos esses excelentes resultados que hoje testemunhamos foram certamente potencializados a partir da importante reestruturação orgânica do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e de sua Escola Judiciária Eleitoral promovida corajosamente pelo Desembargador Edgard Penna Amorim (responsável por reestruturar a Escola Judiciária Eleitoral do TRE), com a participação direta do Doutor Luís Fernando Benfatti”, destacou.
O presidente da Amagis disse que o trabalho dos dois homenageados foi de fundamental importância para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e da capacitação de magistrados e servidores, além de promover ações de cidadania visando uma sociedade mais democrática.
O ex-presidente do TRE-MG, desembargador Edgar Penna Amorim destacou o significado em receber a medalha Sávio de Figueiredo, “principal (o patrono) incentivador das escolas judiciárias, que também se estenderam aos tribunais eleitorais”. O juiz Luís Fernando de Oliveira Benfatti disse que espera ter feito o melhor para o aprimoramento da Ejemg, dos juízes e servidores.
Os homenageados também foram saudados pela atual diretora-executiva e juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Rocha Fonseca, e pelo procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini.
Sobre a Medalha
A Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira” foi instituída em 2014, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. É uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida por este Tribunal, por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, em reconhecimento a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores e demais cidadãos por suas ações em prol da formação, preparação e aperfeiçoamento dos operadores do Direito e no desenvolvimento de projetos de conscientização para a cidadania.
O patrono da Escola Judiciária Eleitoral, Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, falecido em 2013, empresta seu nome à insígnia em uma homenagem à memória do grande magistrado e educador, idealizador das escolas judiciais no Brasil.
*Com informações e fotos do TRE-MG