Na noite desta quinta-feira, 25/3, a Câmara de Vereadores prestou homenagem, com o Título de Cidadão Benemérito, a três membros doa Magistratura de Minas Gerais: os juízes Richardson Xavier Brant e Evandro Cangussu e o desembargador do TJMG Lailson Braga Baeta. As honrarias foram de iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB) e dos ex-vereadores Cláudio Prates e Rosemberg dos Anjos Medeiros. O juiz Evandro Cangussu é diretor-subsecratário da Associação e o juiz Richardson Brant é integrante da Comissão Provisória de Apoio à Criação da Escola Superior da Magistratura da Amagis. 

A primeira homenagem, de iniciativa do então vereador Cláudio Prates, foi para Evandro Cangussu Melo, juiz há 17 anos. Ele que também é formado em administração, possui especialidade em direito processual civil, empresarial, criminal e execução de penas. Cangussu incentivou a criação da Apac; quando estava à frente do Fórum de Montes Claros iniciou os trabalhos para construção de uma nova sede no bairro Ibituruna, conquista de anos de dedicação. A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) representou Prates durante a sessão e ressaltou o trabalho do magistrado.

“É uma honra ter a oportunidade de entregar o Título de Cidadão Benemérito a esse homem que contribui para uma sociedade mais justa e igualitária. Evandro é um juiz simples que carrega com si a responsabilidade de fazer a justiça de forma imparcial”, destacou Maria Helena.

Há quase 18 anos atuando como juiz, Richardson Brant recebeu o título através do vereador Wilton Dias. O juiz já atuou como promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Minas Gerais tendo exercido a função de juiz eleitoral. 

“Não tenho dúvida de estar diante de um cidadão que merece todas as honras. Richardson possui uma brilhante atuação na magistratura, já que é imensa sua folha de serviços prestados à sociedade. De lá pra cá, nos tornamos amigos, e tenho por ele uma grande admiração e profunda gratidão”, ressaltou Wilton, que também se pronunciou em nome do ex-vereador Rosemberg dos Anjos Medeiros ao homenagear o desembargador Lailson Baeta.

Baeta exerceu a judicatura na comarca de Montes Claros, onde atuou na quarta Vara Cível e na segunda Vara de Fazenda Pública e Falência. Também foi Juiz nas comarcas de Itaguara e São

Francisco, respondendo por diversas comarcas do interior do estado. Atualmente, Lailson Baeta é desembargador na décima sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“Esta sessão especial é uma oportunidade para registrar o reconhecimento e o agradecimento do povo de Montes Claros, através desta Casa Legislativa, pela importante contribuição desses três cidadãos para o desenvolvimento, principalmente social e humano, do nosso município e do nosso estado”, finalizou Wilton.

OS HOMENAGEADOS

O juiz Evandro Cangussu foi um dos incentivadores a ampliar o Fórum e modernizar os processos por meio da digitalização dos processos. “Creio que o mérito dessa grata homenagem é fruto dos trabalhos desta Casa Legislativa e de todos colegas do Fórum. Foi uma surpresa quando recebi a notícia que seria agraciado com o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros. Agradeço à minha mãe, esposa, filhos e colegas do magistrado que juntos possamos fazer mais por nossa sociedade”, pontuou Cangussu.

Além de juiz, Richardson Brant é professor, o que para ele a missão de ensinar é o quão importante é fazer Justiça. “Essa homenagem é gratificante, entretanto, vale ressaltar que não fiz mais que minha obrigação perante a Justiça. Sempre gostei de atuar como magistrado, porém, a profissão de professor é uma das mais genuínas, pois temos a missão de ensinar. Venho de uma família de educadores, em que minha mãe também era professora e vê-la ensinando com tanto amor, despertou essa paixão pelas salas de aula”, agradeceu Brant, que ainda enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento do senso crítico cidadão.

O desembargador Lailson Baeta pontuou os trabalhos realizados pelo Fórum de Montes Claros, bem como do Ministério Público e da Defensoria Pública. Baeta foi um dos responsáveis pela criação do Fórum montes-clarense, bem como a fundação das varas da Família e Fazenda e do juizado especial.

Estiveram presentes os deputados estaduais Gil Pereira (PSD) e Arlen Santiago (PTB), prefeitos de diversas cidades, membros do magistrado, Ministério Público e Defensoria, representantes de entidades de classe e da Polícia Militar.

Fonte: Câmara Municipal de Montes Claros