Em apoio à população da cidade de Governador Valadares, atingida pelo rompimento da barragem em Mariana, os juízes e promotores da Comarca de Carangola decidiram que, nas suspensões condicionais de processos e transações penais, uma das condições será a doação de 150 litros de água mineral (o que poderá ser feito em vasilhames de, no máximo, 5 litros cada). De acordo com o juiz Geraldo Reis, de Carangola, o prazo para cumprimento dessa condição será de três dias. O Rotary Club da cidade ficará responsável para levar a água mineral doada aos moradores de Governador Valadares, onde o abastacimento foi interrompido.
A Amagis conclama os magistrados mineiros a fazer o mesmo, caso seja possível, a fim de que possamos minorar o sofrimento das milhares de famílias em diversas cidades de Minas Gerais, que, como Mariana e Governador Valadares, estão sofrendo ou vão sofrer com os desdobramentos do rompimento da barragem. No Espírito Santo, em municípios como Colatina, o fornecimento de água ainda não foi interrompido, mas poderá ocorrer nos próximos dias.
De acordo com juíza Fernanda Machado, a Comarca de Poço Fundo também está se mobilizando. Além da doação de água mineral, quem quiser ajudar pode fazer contribuição com qualquer valor, que será usado para comprar água a ser enviada a Governador Valadares e região.
As doações podem ser feitas nas seguintes contas:
Banco Itaú
Agência: 3900
CC: 27728-0
Banco do Brasil
Agência: 01686
CC: 7189-7
Caso haja mobilização, ou uma ideia nova em alguma comarca para ajudar a população dessas cidades, entre em contato com a Amagis para que possamos divulgar e ampliar essa corrente de solidariedade.