Trinta e um magistrados mineiros serão homenageados, em Ouro Preto, com a Medalha da Inconfidência, concedida pelo governo de Minas a entidades e personalidades que contribuem ou contribuíram para o engrandecimento de Minas Gerais e do Brasil. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participará da solenidade de entrega da maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais com quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Os magistrados agraciados são: o conselheiro Carlos Augusto de Barros Levenhagen, do CNJ; os desembargadores Fernando Caldeira Brant (1º vice-presidente do TJMG), Paulo Cézar Dias (presidente do TRE-MG), Wander Marotta (3º vice-presidente do TJMG), Antônio Sérvulo (Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais), Geraldo Domingos Coelho (vice-presidente e corregedor do TRE-MG), Pedro Aleixo Neto, Alexandre Quintino Santiago, Alice de Souza Birchal, Agostinho Gomes de Azevedo, Álvares Cabral da Silva, André Leite Praça, André Luiz Amorim Siqueira, Elias Camilo Sobrinho, José Afrânio Vilela, José Arthur de Carvalho Pereira, Judimar Martins Biber Sampaio, Juliana Campos Horta de Andrade, Júlio César Lorens, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, Marco Aurélio Ferenzini, Maria Beatriz Pinheiro Caires, Mariângela Meyer Pires Faleiro, Octávio Augusto De Nigris Boccalini, Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Renato Luis Dresch, Rogério Medeiros Garcia de Lima, Valdez Leite Machado, Wagner Wilson Ferreira, e os juízes Marcus Vinícius Mendes do Valle e Lisandre Borges Fortes da Costa Figueira.


A 65° edição da Medalha da Inconfidência homenageará, neste ano, 148 personalidades e entidades. Clique aqui para conferir a lista completa dos agraciados.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Esta é a 65ª edição. A premiação é anual e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Em 2016, o Grande Colar vai agraciar o senador e ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, que também será o orador da solenidade.

No dia 21 de abril Ouro Preto recebe a transferência simbólica da capital do estado. A cidade foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897.A solenidade está prevista para as 10h, com a chegada do governador Fernando Pimentel, que será recebido com honras militares. Em seguida, o monumento de Tiradentes recebe flores e a chegada do fogo simbólico e acendimento da Pira da Liberdade conduzem o final do evento, que termina com uma salva de 21 tiros.