Magistrados de várias regiões do Estado tiveram neste sábado, 8, a oportunidade de exercitar habilidades como precisão, concentração e agilidade. Juízes, desembargadores e seus familiares disputaram o 2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis realizado no estande de tiro do Centro de Material Bélico do 5º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Belo Horizonte.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

O torneio é uma iniciativa da Comissão Permanente de Segurança da Amagis. Os participantes competiram em duas modalidades: tiro de precisão, que consiste em dez disparos no tempo de até dois minutos, e tiro prático, que consiste em oito disparos com deslocamento.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Foram premiados os primeiros cinco colocados nas categorias geral, masculino e feminino. O campeão na categoria geral foi Arthur Brum dos Reis, seguido por Eduardo Gomes dos Reis (2º), Paulo Rubens Salomão Caputo (3º), Eunice Brum Pereira dos Reis (4º) e Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça (5º).

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Na categoria masculino, o primeiro colocado foi também Arthur Brum dos Reis, seguido por Eduardo Gomes dos Reis (2º), Paulo Rubens Salomão Caputo (3º), Matheus Rezende Vilela (4º) e Taunier Malheiros (5º).

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

A campeã da categoria feminina foi Eunice Brum Pereira, seguida por Edalgina Bráulia Furtado de Mendonça (2º), Tainá Miri (3º), Andréa Cristina de Miranda Costa (4º) e Gisele Souza Santos Campelo (5º).

Clique aqui e veja a classificação por categoria.

(Para acessar, é necessário fazer o login com conta e senha do cadastro na Área do Associado na parte superior deste site. Caso não se lembre de sua senha, clique aqui para criar outra)

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Antes da abertura do torneio, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, agradeceu a presença de todos e o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, do Áquila Clube de Tiro Prático e da Federação Mineira de Tiro Prático para a realização do evento. O presidente afirmou que o objetivo principal do torneio é estreitar o relacionamento entre os colegas e incentivar os magistrados a praticar um esporte.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Para o presidente da Comissão Permanente de Segurança da Amagis, desembargador José Osvaldo Furtado de Mendonça, além de ser um momento de congraçamento, o torneio permitiu aos magistrados, principalmente àqueles que nunca manusearam uma arma de fogo, testar suas habilidades em uma modalidade esportiva e muito segura. Segundo o desembargador, a segurança do magistrado deve ser alvo constante de atenção. Por isso, de acordo com ele, está em fase de estudo na Amagis a realização de um curso de defesa urbana destinado aos juízes e desembargadores associados.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Na avaliação do vice-presidente Comissão Permanente de Segurança da Amagis, juiz Eduardo Gomes dos Reis, eventos como esse reforçam o espírito coletivo e desmistificam a prática esportiva de tiro. “Os praticantes de tiro não confundem o esporte com andar armado. São duas coisas completamente diferentes. Aqui, estamos nos confraternizando e treinando nossas habilidades”, diz o magistrado.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Pioneirismo

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, juiz Ricardo Torres Oliveira, ressaltou que a Amagis é a única associação de magistrados do país que realiza competição desse tipo de modalidade esportiva entre seus associados. “Percebemos que iniciativas como essa, além de incentivarem os magistrados a praticar um esporte, permitem uma aproximação entre os colegas fora do ambiente formal de trabalho", pontuou.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

O juiz Leonardo Lima Publio destacou o aparato de segurança para a realização das provas. Segundo ele, o torneio permitiu ao magistrado que já porta arma de fogo adquirir novos conhecimentos ao proporcionar o contato com profissionais experientes e também diminuir a resistência daqueles que ainda têm receio em manusear uma arma.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

O desembargador Belizário de Lacerda parabenizou a Amagis pela organização do campoenato e ressaltou que o evento promovido pela Associação em nada ficou a dever aos torneios de tiro profissionais realizados em todo o país. Para a juíza Andréa Cristina de Miranda Costa, não basta apenas ao magistrado ter porte de arma, e sim saber atirar com segurança. "Por isso, ao promover o torneio, a Amagis também está incentivando o juiz a aprimorar suas habilidades e investir em sua segurança, ao mesmo tempo em que proporciona uma confraternização entre os colegas", disse.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Segurança

O presidente do Áquila Clube de Tiro Prático, Leandro Boaventura, destacou que o treinamento com arma de fogo visa, em primeiro lugar, a segurança e o manejo da arma com precisão. “O campeonato testa também o lado psicológico do participante, que precisa ter um bom desempenho em um momento de pressão. Quanto mais se pratica, mais habilidade a pessoa terá em uma situação real. Para isso, ela precisa aprender e colocar em prática os fundamentos básicos de tiro para estar apta a atirar com segurança e precisão, tendo sempre em mente que a arma é o último recurso e só deve ser usada quando todas as outras possibilidades já foram esgotadas”, afirma Boaventura.

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

2º Torneio de Tiro Esportivo da Amagis

Comissão Permanente de Segurança da Amagis:

Presidente:
Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça
Vice-presidente:
Juiz Eduardo Gomes dos Reis
Membros:
Juiz Ronan de Oliveira Rocha
Juiz Wagner de Oliveira Cavalieri
Juíza Andréa Cristina de Miranda Costa
Secretário:
José Eduardo Vecchi Prates, coordenador do Departamento Jurídico da Amagis
Assessor:
Juliano Araújo