seminario_qualidade_judiciario.jpgMagistrados, assessores, servidores e demais operadores do Direito, participam hoje, 29/08, no auditório do Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do seminário Qualidade no Judiciário. Durante todo o dia serão debatidas formas de implementação de novos métodos de gestão, sua disseminação e uniformização, na busca de uma prestação jurisdicional mais ágil e transparente.

Na avaliação do idealizador e coordenador do evento, o desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, a exemplo dos Judiciários da Europa e dos Estados Unidos, o momento é de rompimento com o passado, ou seja, substituir a gestão burocrática do serviço público por um modelo de gestão pautado pela eficiência, transparência e modernidade. “A busca da qualidade é um processo permanente, contínuo e diria até, interminável, dado que inspirado pelo ideal de evoluir, toda a obra humana sempre pode ser aperfeiçoada”, comentou.

Segundo o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Édesio Fernandes, desembargador Reynaldo Ximenes, com a iniciativa, o Tribunal procura trazer a modernização para o Judiciário por meio de um gerenciamento eficiente, cujas anotações de entrada dos processos, seu percurso, forma de ser trabalhado e prazo de tramitação serão padronizados e avaliados de acordo com as normas de certificação ISO 9001:2000. “A preocupação com a qualidade na prestação jurisdicional não é só do Tribunal, mas da magistratura como um todo, pois desembargadores e juízes são parceiros nessa reforma do Judiciário que deve ser efetiva e permanente”, afirmou. O presidente da Amagis foi representado pelo vice-presidente Administrativo da Associação e vice-presidente do TRE, desembargador José Antonino Baía Borges.

Durante todo o dia os participantes acompanharão palestras de especialistas no tema como os ministros do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski e Cármem Lúcia Antunes, que falarão respectivamente sobre a certificação do gabinete e a busca pela melhoria dos serviços judiciários, e o vice-governador do Estado, Antônio Augusto Anastásia, que abordará a qualidade nos serviços prestados pelas instituições públicas mineiras. A programação será encerrada às 18h, pelo desembargador Marcelo Rodrigues.