Cerca de 800 magistrados de todo o Estado reuniram-se neste sábado, 5, para o Encontro de Congraçamento da Magistratura, para celebrar o fim de uma etapa de lutas e conquistas alcançadas em 2015. Também participaram do evento integrantes do poderes Executivo e Legislativo e representantes de outras entidades. Melhor estrutura de trabalho para os juízes mineiros, criação de varas especializadas, Centrais de Conciliação, expansão do Processo Judicial eletrônico e modernização do Judiciário foram algumas das conquistas deste ano com a participação ativa da Amagis.

Amagis_5_11_15

O discurso do presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, foi de agradecimento pelo apoio dos magistrados em toda sua gestão e pela confiança e parceria do TJMG.

“Estou terminando o meu mandato e faço um agradecimento de maneira muito especial por todo apoio que recebi dos magistrados que fizeram por valorizar, engrandecer e prestigiar nosso Poder Judiciário. Agradeço ainda de forma especial ao presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, pela parceria inédita e histórica com a Amagis, responsável pelos avanços e conquistas obtidas. Minas tem dado exemplo de civilidade, democracia e harmonia entre os Poderes”, afirmou o presidente Herbert Carneiro, desejando êxito na gestão ao presidente eleito desembargador Maurício Soares. “O resultado da eleição ocorrida ontem é o reconhecimento de nosso trabalho e a legitimação da nova diretoria”, afirmou Herbert Carneiro.

O desembargador Maurício Soares, presidente eleito da Amagis para o triênio 2016/2018, falou sobre os desafios à frente da segunda maior Associação de magistrados da América Latina. Ele foi eleito com mais de 90% dos votos e se disse muito honrado com o resultado, o que lhe dá ainda mais responsabilidade.

“Vamos lutar diuturnamente para manter as nossas conquistas e atuar junto ao TJMG na melhoria das condições de trabalho para os juízes mineiros, de forma a permitir uma prestação jurisdicional mais célere”, disse Maurício Soares. A democratização do Poder Judiciário e a participação dos aposentados na Associação e nos projetos para a magistratura são algumas das bandeiras da diretoria eleita.

Amagis_5_11_15_2

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, desejou ao presidente eleito da Amagis uma gestão de muito sucesso. Ele agradeceu a presença dos magistrados e representantes dos poderes públicos e destacou a harmonia entre os poderes. Pedro Bitencourt fez um agradecimento especial pela homenagem recebida dos juízes mineiros ontem em seu gabinete. “Essa iniciativa me conforta e emociona, porque representa o reconhecimento do nosso trabalho à frente do Tribunal”, afirmou Bitencourt.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, destacou a honra em participar da confraternização da Amagis e ressaltou o exemplo de Minas Gerais na relação entre os poderes públicos. “Apesar da crise em todo o país, em Minas a relação entre os poderes é harmônica, vivemos em plena harmonia e dando exemplo nacional”, afirmou o parlamentar.

Para o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Délio Malheiros, a Amagis é reconhecida nacionalmente como uma instituição democrática. “A Amagis é parceira do município, do Estado e de todo o país, porque ela representa um pilar da democracia brasileira. Nestes 60 anos, a Amagis tem dado uma demonstração de seu papel no cumprimento da Constituição”, afirmou o prefeito em exercício, ressaltando que o Poder Judiciário é o ponto de equilíbrio da nação, o esteio maior de nossa democracia. “Diante da atual crise política e econômica pela qual passa o país, é o Judiciário, através do STF e do TSE, que traz segurança e equilíbrio a toda a nação, garantindo que a Constituição seja aplicada e os valores democráticos, preservados”, disse Malheiros.

Amagis_5_11_15_3

Vice-presidente institucional da AMB, juiz Sérgio Junkes, participou da confraternização representando o presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa, e destacou a boa relação entre a AMB e a Amagis, que ele definiu como via de mão dupla.

“A magistratura mineira tem um papel decisivo no Congresso e uma atuação muito grande em prol da classe. Dessa forma, a magistratura de Minas Gerais, na pessoa do desembargador Herbert Carneiro, se destaca em todo o Estado e a nível nacional”, afirmou o vice-presidente, destacando que são as associações que dão voz aos juízes. “É de fundamental importância o papel das associações com o apoio dos tribunais de Justiça, como acontece em Minas, porque essa relação valoriza ainda mais da magistratura”, disse Junkes.

O deputado Tiago Ulisses, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, falou sobre a honra em participar da confraternização da magistratura mineira. “Em todos os momentos de discussão importante para a sociedade, a Amagis, que está representada em todas as regiões mineiras, esteve presente na pessoa do seu presidente desembargador Herbert Carneiro e membros de sua diretoria. Quando o Estado se desloca para ouvir as demandas regionais é importante a presença da Amagis, porque ela leva ao Judiciário e ao Executivo as necessidades daqueles que estão na base, do povo mineiro”, afirmou o deputado.

O juiz Antônio Carlos Parreira, eleito vice-presidente de Interior da Amagis, destacou que a nova diretoria vai intensificar ainda mais o contato com os colegas do interior, procurando ouvi-los e dar apoio para que consigam obter os resultados que almejam.

O vice-presidente Financeiro eleito da Amagis, desembargador Alberto Diniz Júnior, também falou sobre o desafio da nova gestão. “O mote da administração futura será a luta incessante para garantir as prerrogativas da magistratura. No campo das finanças, vamos manter o equilíbrio das contas”, disse ele, destacando que o resultado das eleições demonstra a união da classe.

A juíza Cristiana Martins Gualberto, vice-presidente Administrativa eleita, garantiu que a magistratura mineira pode esperar uma administração democrática, aberta à discussão e fortalecida. A magistrada afirmou que a nova diretoria vai manter a busca pela democracia no Poder Judiciário.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam também os deputados Arlen Santiago, João Alberto Lages e Gustavo Corrêa e o secretário da Casa Civil do Estado, Marco Antônio Resende.

Veja mais fotos do encontro aqui.