Setenta candidatos aprovados no concurso para ingresso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais como juízes substitutos foram empossados no cargo na tarde desta quinta-feira, 29, em sessão solene do Órgão Especial realizada no auditório do Tribunal Pleno do TJMG. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou da cerimônia.

A juíza Ana Luiza Pinto De Castro Silva fez a leitura do termo de compromisso. Em seguida, o secretário do Órgão Especial, Wagner de Aguiar Mendes, leu o termo coletivo de posse e exercício.

A juíza Gisela Aguiar Wanderley, classificada em primeiro lugar no concurso, foi condecorada com a medalha Juiz de Direito Antônio José de Souza Levenhagen. Criada em julho de 2014, como uma homenagem ao juiz mineiro, a medalha é destinada a agraciar o candidato que, por seu esforço e dedicação, alcance resultado notável, ficando em primeiro lugar no concurso.

Ao saudar os novos magistrados, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, observou que foram poucas as vezes que o Tribunal mineiro recebeu ao mesmo tempo 70 magistrados, como ocorreu nesta quinta-feira. Nelson Missias afirmou sentir-se honrado por ser o anfitrião dos novos colegas. “Vocês compõem um grupo seleto, preparado para enfrentar tanto os desafios de seu dia a dia, que serão muitos, quanto para estarem atentos e vigilantes para se somarem a nós nesse esforço de resistência e de preservação da autonomia, diante do quadro de ameaças que paira sobre o Poder Judiciário”, afirmou o presidente do TJMG.

Ao citar a “Oração aos moços”, de Ruy Barbosa, Nelson Missias pediu aos novos magistrados que não passem a vida à espera do grande feito, da grande e rebuscada sentença. “Temos que estar atentos a cada caso, por menor que seja, que nos caia sobre a mesa de julgador. O homem comum, o cidadão deserdado da sorte é o que mais precisa da Justiça, precisa que a justiça seja capaz de corrigir distorções e, na medida do possível, buscar o equilíbrio e a paz social”, observou o presidente do Tribunal.

De acordo com Nelson Missias, é essencial que o juiz preserve sempre o Estado de Direito, seja na sua missão profissional, seja na sua vida de cidadão, da qual ele não se afasta. “Preservem sua cidadania, mas agreguem a ela um componente a mais, que são os dogmas que nossa missão exige”, destacou.

Ao fim do discurso, o presidente do TJMG chamou a atenção para a necessidade de os novos colegas manterem o bom senso e o equilíbrio durante todo o exercício da judicatura e se afastarem do senso comum, de modo especial nesses tempos conspurcados pelas fake news. “Precavei-vos delas e, assim, protejam aqueles que estiverem sob seu jugo. Todos são cidadãos, exatamente como vocês. Não prejulguem, pois por trás de cada processo que examinarem existe uma pessoa, homem ou mulher, que tem uma vida, uma família, uma pessoa amada. Não podemos impor a essa pessoa, sem conhecer sua verdade, sofrimentos desnecessários e injustos”, ressaltou Nelson Missias.

 

Ética e integridade

A juíza Gisela Aguiar Wanderley falou em nome dos empossados e ressaltou que ela e os demais colegas percorreram uma trajetória marcada por esforço e empenho até chegarem ao dia de hoje. Segundo ela, muito mais do que simplesmente acumular conhecimento jurídico, foi preciso forjar resiliência, autocontrole e disciplina. “Não estamos aqui porque fomos escolhidos por algum poderoso ou porque somos filhos de algum poderoso. Estamos aqui porque nos submetemos a um concurso público rigoroso e impessoal, exigido por uma Constituição republicana. E é exatamente por essa Constituição que passaremos a atuar”, afirmou.

 

De acordo com a nova juíza, o ingresso na magistratura não se resume à realização de um sonho particular, mas é também um compromisso social. Segundo ela, o Direito é um instrumento civilizatório por meio do qual é possível tornar a vida um pouco melhor para a comunidade. “Aplicar o Direito não é uma tarefa ensimesmada, mas sempre uma tarefa para o outro e pelo outro e uma tentativa incessante de conquistar a Justiça”, observou.

 

 

Gisela Aguiar Wanderley destacou que a toga que ela e os colegas passarão a vestir não representa superioridade nem privilégios, mas, no Estado de Direito, é símbolo do compromisso, do dever e da responsabilidade assumidos por eles perante cada cidadão brasileiro. “Por isso, deveremos julgar com independência, ética e integridade. Para além dos desafios quantitativos do trabalho forense, deveremos lembrar a advertência de que cada processo hospeda uma vida”, finalizou a empossada.

 

Para a juíza Ana Luiza Pinto De Castro Silva, a entrada na magistratura é a realização de um sonho surgido ainda na faculdade e resultado de anos de muito esforço e dedicação. “Depois de uma longa jornada, espero poder realizar a Justiça em Minas com muita ética e sempre honrando o Tribunal mineiro”, afirmou.

Nascido em Sabinópolis, na região leste do Estado, o juiz David Miranda Barroso afirmou que, desde seus 18 anos, quando entrou na faculdade, tinha como objetivo passar no concurso para a magistratura mineira. "Com a função que assumo hoje, tenho a possibilidade de contribuir muito com a sociedade e, de fato, promover a almejada pacificação social. Vi isso ocorrer em minha cidade, no interior de Minas, com juízes que se propuseram a atender o jurisdicionado com celeridade e eficiência, e, assim, concretizar a Justiça. É isso o que pretendo fazer”, destacou.  

Além do presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, compuseram ainda a mesa de honra do evento o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho, representando o presidente, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o procurador de justiça geral adjunto, Nedens Ulisses Freire Vieira, representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas de Minas, Durval Ângelo, representando o presidente, conselheiro Mauri José Torres Duarte; a defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, representando o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior; e o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro.

Concurso

Com 14.315 inscritos, o concurso regido pelo Edital 1/2018 aprovou 102 candidatos. O resultado do concurso foi homologado no último dia 20, em sessão virtual do Órgão Especial do Tribunal de Justiça mineiro.

Em comparação a outros editais já publicados, esse, que ofereceu 120 vagas, reuniu o maior número de interessados. Do total de vagas, foram destinadas 84 à ampla concorrência, 12 às pessoas com deficiência e 24 às pessoas negras.

Veja abaixo o nome dos aprovados, por ordem de classificação no concurso:

Gisela Aguiar Wanderley

Ana Luiza Pinto De Castro Silva

Rodrigo Maas Dos Anjos

David Miranda Barroso

Fernanda Rodrigues Guimarães Andrade Mascarenhas

Rogério Roriz De Castro Barbo

Thomas Vinícius Schons

Amanda Cruz Vargas Barra

Narlla Carolina Moura Braga Coutinho

Matheus Pinter Cardoso

Lucas Carvalho Murad

Juniara Cristina Fernandes Orthmann

André De Melo Silva

Isadora De Castro Silva

Fabrício Augusto Dias

Bárbara Colen Diniz

Silvia Maria De Paula Nascimento

Larissa De Carvalho Santa Rosa

Lis Brilhante De Almeida

Valderí De Andrade Silveira

Raphaello Alonso Gomes Cavalcanti

Leonardo Fonseca Rocha

Elaine De Almeida Lopes Jardim

Priscila Carvalho De Andrade

Viviane De Oliveira Figueiredo Vieira

Luís Mário Leal Salvador Caetano

Indirana Cabral Alves

Maria Tereza Horbatiuk Hypolito

Frederico Malard De Araujo

Fábio Moreira Arantes

Jonas Ferreira Angelo De Deus

Fábio Gabriel Magrini Alves

Mateus Leite Xavier

Lucas Faria Cerqueira Estrela

Sophia Goreti Rocha Machado

Rafaella Rodrigues Moreira Lima

Rafael Drumond De Lima

Diógenes Serra Azul Albuquerque

Tábata Crestani

Fernanda Pereira Bento

Alan Raschke Jardim

Ricardo Jorge Bittar Filho

Natalia Cravo Lazaro Monteiro

Guilherme Luiz Brasil Silva

Rafael Macedo Coelho Luz Rocha

Reginaldo Palhares Junior

Lara Alves Oliveira

Amanda Rodrigues Da Gama

Jorge Arbex Bueno

Bruno Mendes Gonçalves Ville

Camila Gonçalves De Souza Vilela

Maiara Nuernberg Philippi

Vanessa Torzeczki Trage

Bianca Maria Spinassi

Jaime Teixeira Nunes

Rodrigo Jae Hwa Na

Barbara Alves Maciel

Danilo De Mello Ferraz

Guilherme Pinho Ribeiro

Hugo Silva Oliveira

Luis Eduardo Araujo Santos

Rafaella Amaral De Oliveira

André Gustavo Lopes Moreira De Almeida

Matheus Moura Matias Miranda

Carlos Eduardo Da Silva

Dielly Karine Moreno Lopes

Daniel Henrique Souto Costa

Naiara Leão Rodrigues Saldanha

Lilian Licia De Souza Caetano

Talvaro Possamai