fotoambatopublico.jpg

A diretoria da AMB, em parceria com a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), promoveu um emocionante ato público, nesta quinta-feira (18), no Centro do Rio, em homenagem à juíza Patrícia Acioli. Dezenas de magistrados se reuniram em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para homenagear a juíza morta a tiros, há uma semana, em Niterói.

Os presidentes da AMB, Nelson Calandra, e Antonio Siqueira, da Amaerj, comandaram a manifestação que mobilizou lideranças da magistratura e todas as associações representativas do Judiciário no âmbito estadual e federal, entidades representativas do Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias e funcionários do Tribunal.

Concentrados na entrada do Fórum fluminense, os magistrados fizeram um minuto de silêncio pela memória de Patrícia Acioli. Trajando uma fita preta nas vestimentas, que simbolizava o luto, todos os participantes aplaudiram a juíza que tinha uma atuação dedicada e destacada contra o crime organizado no Rio de Janeiro.

Em seguida, os magistrados se deram os braços e caminharam em volta do Tribunal para simbolizar a união de todos pelo fim da violência e para clamar por mais segurança para a classe.

Durante o ato, o presidente Nelson Calandra reafirmou a defesa da criação da política nacional de segurança para todos os magistrados brasileiros, como tem feito desde o início de sua gestão. “A magistratura está de luto hoje. A vida da Patrícia Acioli, nossa colega juíza, será o começo, uma marca para encontrarmos soluções, mais do que para a magistratura, para o povo do Brasil”, pontuou Calandra.

O presidente da Amaerj, Antonio Siqueira, destacou a unidade da magistratura durante o ato público como prova de que ela não se intimidará após o atentado.

Autoridades do Judiciário fluminense como o Presidente do Colégio Permanente dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador Marcus Faver, o Corregedor Geral da Justiça do RJ, Antonio José Pinto, e a juíza e ex-deputada federal Denise Frossard também participaram da homenagem. Marcelo Piragibe, que é Vice Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), representou a Amagis/MG.

Além de Calandra, a AMB esteve representada pelos Vice-Presidentes Renata Gil (Direitos Humanos), Diógenes Ribeiro (Assuntos Legislativos), Raduan Filho (Comunicação); os Coordenadores da Justiça do Trabalho, Plínio Bolívar de Almeida; da Justiça Militar, Edmundo Franca; da Justiça Estadual, Walter Pereira; o Diretor-Adjunto da Secretaria de Prerrogativas, Heyder Ferreira; o Conselheiro Fiscal, Roberto Felinto; o Assessor da Presidência, Leonardo Grandmasson; o Coordenador da Justiça Federal, José Arthur Diniz Borges, e a Diretora-Adjunta da Justiça Estadual da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Patrícia Cerqueira.

Foto: Ascom/AMB
Fonte: AMB