A chapa “Magistratura Unida” foi eleita neste sábado, 6, com quase 70% de votos do total de associados da AMMA. O pleito, realizado nos Fóruns das Comarcas de São Luis, Imperatriz e Timon, mobilizou desembargadores e juízes, da ativa e aposentados, das 9h às 13h. Ao final, o resultado foi comemorado por vários associados, que aguardaram o término da apuração para parabenizar o presidente Gervásio Santos, que comandará a Associação dos Magistrados por mais dois anos.

Integram a diretoria eleita, os juízes Gervásio Santos (Presidente), Brígido Lages (1º Vice-Presidente), José Nilo Filho (2º Vice-Presidente), Luís Carlos Licar (3º Vice-Presidente), Lícia Ferraz Ribeiro (secretária- geral), Márcio do Carmo (secretário-adjunto), Carlos Henrique Veloso (tesoureiro-geral) e Márcia Chaves (tesoureira-adjunta). O Conselho Fiscal é composto por Rosângela Prazeres, Andréia Pelmutter, Holídice Barros, Roberto Abreu e Sidarta Gautama. Na Suplência, Vicente Ferreira Lopes, Antonio Luís Almeida e Larissa Castro.
Em São Luís, a movimentação de magistrados começou cedo no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). O fato de ter havido consenso em torno de uma única chapa não arrefeceu os ânimos dos associados, que compareceram em número expressivo às urnas, consolidando a democracia e legitimando o pleito.

Compareceram ao pleito, em São Luís, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim, o corregedor-geral de Justiça, Jamil Gedeon, desembargadores, juízes e juízas da capital e do interior, além de magistrados aposentados. Na capital, a chapa “Magistratura Unida” recebeu 161 votos, em Imperatriz, 17 e em Timon, 8. Não houve voto nulo ou branco.

A Comissão Eleitoral, presidida pelos juízes Tyrone Silva e Raimundo Barros, e pela juíza Lucimary Campos, coordenou com muita seriedade todos os trabalhos de receptação e apuração dos votos. O clima de eleições anteriores da AMMA, sempre marcado por disputas acirradas entre chapas, foi substituído pela descontração e bate-papo entre associados.

Ao final da apuração, o presidente da Comissão Eleitoral, juiz Tyrone Silva, avaliou que a eleição da nova diretoria da AMMA ocorreu em clima de total tranqüilidade e harmonia, ratificando o apoio da magistratura maranhense à administração da AMMA, conduzida pelo juiz Gervásio Santos. “Estamos todos de parabéns porque a participação dos colegas, não apenas em São Luís quanto em Imperatriz e Timon, foi excelente”, afirmou.

IMPERATRIZ

Na Comarca de Imperatriz, além da mobilização em torno da chapa “Magistratura Unida”, a eleição da nova diretoria da AMMA teve um significado a mais. Por iniciativa da juíza Sara Gama, titular da Vara da Mulher, com o apoio do Fórum de Mulheres e de várias entidades da região, foram colhidas, durante o pleito, assinaturas de homens em apoio à Campanha Brasileira do Laço Branco.

A campanha do Laço Branco integra as atividades do Dia Internacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que aconteceu ontem com ações em todo o Brasil.

O objetivo da campanha é sensibilizar os brasileiros de que a Lei Maria da Penha (Nº 11.340) não é contra os homens: é a favor de uma sociedade sem violência. Segundo dados da Fundação Perseu Abramo, no país, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. A maioria por familiares ou parceiros (ex ou atuais).

Fonte: Associação dos Magistrados do Maranhão