Quase 148 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo, 15, para escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades. Em Minas Gerais, 15,8 milhões de eleitores estão aptos a votar este ano.
Para garantir o exercício da democracia e a execução das leis eleitorais no pleito em Minas, 313 magistrados atuarão nas 304 zonas eleitorais de todo o estado e na secretaria do TRE-MG, em Belo Horizonte. Além deles, 2.330 servidores somarão esforços para oferecer o melhor atendimento aos eleitores mineiros durante o processo de votação.
Este ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. Em razão da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação, a fim de diminuir aglomerações nas zonas eleitorais. O período entre 7h e 10h será preferencial para os idosos.
O eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral levando um documento oficial com foto e o título eleitoral, se o possuir, porque lá constam os números da zona e da seção eleitoral. Contudo, caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo o local correto de votação, poderá exercer seu direito ao voto.