varamanhuacusitecopy.jpgFoi instalada, na tarde da última sexta-feira, dia 18 de novembro, na comarca de Manhuaçu, a 2ª Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Civis e Criminais. A solenidade foi presidida pelo desembargador Paulo Cézar Dias, que representou na oportunidade o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa.

Em pronunciamento, o juiz diretor do Foro da comarca, Walteir José da Silva, agradeceu o empenho do desembargador Paulo Cézar Dias na criação da vara, assim como do prefeito municipal, do presidente da Câmara Municipal de vereadores, juízes, promotores, defensores públicos e advogados da comarca, sem contar o apoio incondicional da maçonaria.

Ao tomar a palavra, o desembargador Paulo Cezar Dias ressaltou que “a criação de mais uma vara é fruto do esforço de ampliar a capacidade de julgamento e consequentemente o acesso a uma Justiça mais rápida e eficaz”.

“É certo, sabemos, que o combate ao crime não depende só do Poder Judiciário, mas de toda a sociedade, sobretudo com adoção de políticas públicas que tratem suas causas”, continuou o desembargador. “Da mesma forma, aparelhar o Judiciário de recursos materiais e humanos certamente vai torná-lo mais atuante e contribuir para a realização da desejada Justiça que conduz à pacificação social”, concluiu.

Ao final da cerimônia, o diretor do Foro fez a entrega solene ao desembargador Paulo Cézar Dias da escritura pública de doação de terreno para a construção do novo fórum da cidade. Ao recebê-la, o desembargador se comprometeu a lutar pela concretização do projeto.

Instalada a 2ª Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Cíveis e Criminais da comarca, a atual Vara Criminal e da Infância e da Juventude passará a ter a denominação e competência de 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Fiscais. Os processos em tramitação, serão redistribuídos de acordo com as competências específicas.

Compuseram a mesa de honra, ao lado do desembargador, o juiz Walteir José da Silva, diretor do Foro, e o prefeito municipal, Adejair Barros. Estavam presentes, os juízes Vinicius Dias Paes Ristori, Daniela Bertolini Rosa Coelho e Renata Bomfim Pacheco, o juiz corregedor Marco Antônio Feital Leite, representando o corregedor-geral de Justiça, Alvim Soares, o promotor Fábio Santana Lopes, o presidente da subseção da OAB local, José Paulo Hott, o tenente coronel Luis Carlos Rodhes de Souza, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar e o delegado Eustáquio Leite, da Polícia Civil.

*Foto: Marcos Alexandre
Fonte: TJMG