Manifestantes e policiais civis já começam a se concentrar na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (21). Esse é o sexto dia de manifestantes na capital. Segundo a BHTrans, cerca de 150 pessoas estão no local. O acesso às avenidas Afonso Pena e Amazonas estão bloqueados pelo grupo e os desvios já estão sinalizados.

Além de manifestantes, policiais civis reforçam o protesto. A maioria deles está com cartazes e o manifestam de forma ordeira.

Outras manifestações
Nesta sexta-feira (21) estão previstas outras manifestações em Belo Horizonte e região. No Barreiro, cerca de 2.400 pessoas já confirmaram presença por meio do facebook. Os manifestantes são, em sua maioria, estudantes e moradores da região. A concentração ocorre às 17h, em frente a portaria 2 da Puc Barreiro. Em seguida, os manifestantes fazem uma passeata pelas ruas Sinfônio Brochado e Olinto Meireles até a praça José de A. Netto, conhecida como "Balão". Depois, a passeata segue pela avenida Valdir Soeiro Emrich até chegar ao hospital abandonado.

Eles reivindicam a continuidade das obras no Hospital do Barreiro, paradas há um mês. Esta já é a terceira paralisação das obras no hospital e o abandono acaba facilitando o acesso de ladrões e vândalos no local, já que não há vigilância. Além disso, eles pleiteiam pela construção de um metrô na região, projeto que nem chegou a sair do papel, e se posicionam contra violência e as escolas em situação precária no Barreiro. O manifesto se organiza em cima de outros dois pilares: transporte (metrô do Barreiro) e educação (má qualidade das escolas da região).

No aeroporto de Confins, pilotos de avião organizam uma manifestação, às 19 horas, para alertar os usuários sobre as más condições da aviação e da burocracia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os criadores do evento reclamam dos problemas enfrentados nos aeroportos de todo o Brasil, como falta de estrutura e atendimento, além de excesso de passageiros. Pelo menos 400 pessoas já confirmaram presença. Os pilotos prometem não fechar a pista. A orientação é que todos vistam uniformes, se possível, e levem cartazes e bandeiras de reivindicação.

Em Contagem, 1.660 pessoas marcaram de se encontrar na praça da Glória, às 16 horas. Dentre as reivindicações estão: passe livre para estudantes, melhoria da saúde e da educação, além da valorização dos professores. A praça fica na avenida Olímpio Garcia, no bairro Eldorado. Na página do movimento, 19.186 internautas já foram convidados.

Na internet, os usuários prometem realizar a maior manifestação da semana. Neste sábado (21), enquanto acontece o jogo entre Japão e México, os manifestantes devem se reunir perto do estádio. O evento batizado como “Dia do Basta” já tem 80 mil pessoas confirmadas na rede. Dentre as reivindicações está a rejeição da PEC 37, que limita o poder de investigação do ministério Público.

Fonte: O Tempo