Em solenidade realizada no dia 23 de novembro, o juiz Marcelo Paulo Salgado foi homenageado pela Câmara Municipal de Bom Despacho com o Título de Cidadão Honorário da cidade. O magistrado morou e atuou como advogado no município antes de entrar para a Magistratura mineira. A homenagem foi indicação da vereadora Adriana Aparecida Lúcio, a Paré, com aprovação unânime dos parlamentares da Casa.

Em nome dos agraciados, Marcelo Paulo Salgado agradeceu a todos pela indicação e fez uma saudação à vereadora Paré, proponente da homenagem. “Parlamentar aguerrida, batalhadora e incansável que não cansa de lutar pela injustiça, desigualdade, discriminação e preconceito”, disse ele.

 

 

Reconhecimento

O magistrado falou da honra que sente ao receber o Título e destacou momentos importantes de sua vida que passou na cidade de Bom Despacho, assim como os bons amigos e, agora, conterrâneos que tem no local. Destacou as lições que aprendeu com todos eles e citou Fernando Pessoa, dizendo que ‘a criança que fui chora na estrada. Deixei ali quando vim ser o que sou. Mas hoje, vendo que o que sou é nada, quero buscar quem fui aonde ficou’.

“Ao rememorar a época em que aqui cheguei, aos vinte anos de idade, em 1986, me sentia uma criança. Tanto pela minha ingenuidade no relacionamento com as pessoas, como pelo carinho, bondade e afeto com que fui recebido e acolhido”, lembrou ele se referindo à época em que foi morar na cidade.

“Nada mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento. Não pela vaidade em ser reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram uma aprovação majoritária em meio a esta imensidão que é a diversidade humana aqui representada por todos os vereadores. A atitude de reconhecer e homenagear, portanto, é uma atitude de desprendimento e profunda demonstração de consideração e afeto”, afirmou o magistrado.


A honraria foi criada através Resolução 161/1.988, com o objetivo de reconhecer o trabalho e a contribuição ao município dos cidadãos e cidadãs não nascidos em Bom Despacho.


Natural de Córrego Danta, Marcelo Salgado graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM) e é pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena). Ingressou na magistratura em 1996 e atuou nas comarcas de Nova Serrana, Guapé, Januária, Brasília de Minas, Lavras, Bom Sucesso, Divinópolis e Belo Horizonte. Atualmente, é titular da 36ª Vara Cível de Belo Horizonte. Foi juiz efetivo da Corte Eleitoral mineira e o primeiro ouvidor eleito do TRE-MG. Atualmente é juiz convocado pela 12ª Câmara Cível do TJMG.