A desembargadora Maria Elza, integrante da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tomou posse hoje, 24 de novembro, na Corte Superior. A magistrada foi eleita pelo Tribunal Pleno, com 72 votos, em 18 de outubro, para ocupar a vaga resultante do fim do mandato do desembargador Geraldo Augusto.

Maria Elza formou-se em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A magistrada foi defensora pública de 1967 a 1973 e ingressou na magistratura em 1974, atuando nas comarcas de Resplendor, Cambuquira, Brasópolis, Patos de Minas e Belo Horizonte. Em 1994, Maria Elza tomou posse como juíza no extinto Tribunal de Alçada. Em 2002, tomou posse como desembargadora do TJMG.

O mandato da desembargadora na Corte Superior será de dois anos.

A Corte Superior é composta por 25 desembargadores, sendo parte eleita para mandatos de dois anos e outra parte formada pelos magistrados mais antigos do TJMG. Cabe à Corte Superior julgar ações diretas de inconstitucionalidade, processos administrativos envolvendo servidores e magistrados e ações envolvendo deputados estaduais e o governador.

Fonte: TJMG