levisite.jpgA Câmara Municipal de Mariana e a Academia Marianense de Letras celebraram, no último dia 29 de novembro, o aniversário de 165 anos de absolvição de Teófilo Benedito Ottoni, um dos líderes da Revolução Liberal.

A solenidade foi realizada na sede da Câmara, em Mariana, mesmo local onde aconteceu o histórico júri de 1843 e o orador oficial foi o desembargador Caetano Levi, integrante da Academia de Letras. “Na época, o júri julgava vários crimes, não só crime doloso contra a vida como é hoje. A legislação processual previa que o julgamento devia ser feito por 12 jurados. Dois partidos políticos dominavam o cenário nacional, os liberais e os conservadores. Teófilo Otoni era deputado nacional (o que hoje corresponde ao deputado federal) pelo Partido Liberal. E o júri foi composto por liberais e conservadores. Mas a vocação libertária de Minas, numa reação aos desmandos que ocorriam na administração do governo imperial, se manifestou e Teófilo foi absolvido por 12 a 0, ou seja, até os conservadores o absolveram”, explicou o magistrado. De acordo com ele, “o julgamento de Teófilo Ottoni foi um marco extraordinário na história do Judiciário mineiro, porque fez com que Minas firmasse mais uma vez sua vocação para a liberdade”, celebrou.

Ainda durante o evento em Mariana, foi realizada a obliteração do selo comemorativo do bicentenário de nascimento de Teófilo Ottoni. A solenidade foi encerrada com o lançamento do livro: "Teófilo Ottoni, a República e a Utopia do Mucuri". A obra é de autoria do jornalista e ex-ministro Nilmário Miranda e conta a trajetória de Teófilo Benedito Ottoni.

Foto: Desembargador Caetano Levi