marizapossesite.jpgO presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, empossou, na manhã desta segunda, 3, a juíza Mariza de Melo Porto como desembargadora do Tribunal. Ela foi promovida pelo Órgão Especial em sessão realizada no dia 22 de maio e vai ocupar a 11ª Câmara Cível.

Durante discurso, Joaquim Herculano deu boas-vindas à magistrada e afirmou “estar certo de que a presença de Mariza Porto irá engrandecer ainda mais essa Casa da Justiça”. O presidente do TJMG lembrou-se de sua gestão como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), quando atuou juntamente com a juíza Mariza Porto, que, à época, era juíza eleitoral, e destacou a disposição e o compromisso com o Judiciário como características da magistrada.

Mariza Porto recebeu o Colar do Mérito do Judiciário das mãos de suas filhas Paula Melo Ximenes de Morais e Isabel Porto Ximenes de Morais.

Diversas autoridades comparecem à solenidade, entre elas o 2° vice-presidente do TJMG, desembargador Baía Borges; o ex-presidente do TJMG desembargador Sérgio Resende; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Romanelli, representando o governador Antonio Anastasia; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, e o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, além de outros magistrados mineiros, amigos e familiares.

Currículo

Natural de Patos de Minas, Mariza Porto graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais; é especialista em Direito Processual Civil; juíza desde 1989, passou pelas comarcas de Bicas, Diamantina, Ponte Nova, Barbacena e Belo Horizonte. Foi juíza eleitoral e de menores nas comarcas do interior citadas acima. Em 2001 e 2002, foi juíza auxiliar na Corregedoria de Justiça, na Corregedoria Regional Eleitoral em 2006. De 2008 a 2012, foi juíza membro da Corte Eleitoral e ouvidora do TRE-MG, em 2005 e 2006.